Extensionistas participam de Reunião Técnica sobre Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar

Com o objetivo de esclarecer dúvidas e capacitar sobre as ferramentas para a execução do Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), extensionistas da região administrativa da Emater/RS-Ascar de Soledade participam de um ciclo de reuniões técnicas que iniciou na quarta-feira (16/11) e segue até o próximo dia 02 de dezembro.

Na quarta e quinta-feira (16 e 17/11), coordenados gerente regional adjunto, Carlos Corrêa da Rosa, e pelo assistente técnico regional da área de Recursos Naturais, José Claudio Secchi Motta, e divididos em duas equipes reduzidas, extensionistas da microrregião 1, formada pelos municípios de Alto Alegre, Barros Cassal, Boqueirão do Leão, Campos Borges, Espumoso, Fontoura Xavier, Gramado Xavier, Ibirapuitã, Itapuca, Mormaço, Nicolau Vergueiro, São José do Herval, Soledade, Victor Graeff e Tio Hugo, estiveram reunidos no Escritório Regional para discutir o Programa. Cada equipe apresentou o trabalho já realizado junto às famílias selecionadas em seus respectivos municípios e, em seguida, o grupo debateu cada apresentação.

De acordo com o gerente regional adjunto, Carlos Corrêa da Rosa, a divisão em equipes reduzidas visa estimular a interatividade entre os extensionistas, e a discussão entre o grupo sobre o preenchimento das planilhas. “O trabalho está com boa aceitação pelas equipes municipais, com muitos relatos de que as famílias estavam aguardando um trabalho mais intensivo da Emater no que se refere à gestão das propriedades rurais”, destaca Rosa.

Na região administrativa de Soledade, para 2016, a meta é sensibilizar 789 famílias e elaborar 395 Planos de Gestão. Segundo o gerente regional adjunto, cerca de 90% dessas famílias já foram sensibilizadas e o trabalho está intensificado na elaboração das planilhas de gestão e socioambientais. “Estamos satisfeitos com o trabalho das equipes municipais e temos certeza de que vamos ampliar o número de famílias para 2017. Estamos dando todo o apoio para a realização deste trabalho, inclusive disponibilizando equipe regional para estar mais próxima dos Escritórios Municipais e facilitar a execução do Programa”, finaliza.

As Reuniões Técnicas terão continuidade nesta sexta-feira (18/11), no Polo de Educação à Distância, em Sobradinho, para extensionistas da microrregião 2, formada pelos municípios de Arroio do Tigre, Candelária, Estrela Velha, Ibarama, Jacuizinho, Lagoa Bonita do Sul, Lagoão, Passa Sete, Segredo, Sobradinho, Tunas e Vale do Sol.

E, encerrando o ciclo de reuniões, os extensionistas da microrregião 3, composta pelos municípios de Encruzilhada do Sul, General Câmara, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz, também divididos em dois grupos, estarão reunidos no Seminário São João Batista nos dias 29 de novembro e 2 de dezembro.

(Carina Venzo Cavalheiro – Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar)

Compartilhe: