Expodireto Cotrijal 2013: lançamento projeta uma grande feira

A grande mobilização de autoridades, lideranças do agronegócio e do cooperativismo e da imprensa durante o lançamento oficial da Expodireto Cotrijal 2013 gera expectativa de que a feira será uma das melhores já realizadas pela Cotrijal. A solenidade foi realizada ao meio-dia desta sexta-feira (1º), no Clube Comercial de Passo Fundo.

O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, agradeceu o apoio que a feira vem recebendo e disse que a expectativa é otimista para a 14ª edição. “Os bons preços das commodities, as boas perspectivas para a safra e o amplo volume de crédito disponibilizado pelas instituições financeiras nos levam a projetar uma grande feira”, afirmou.

O tema que merecerá destaque na Expodireto Cotrijal 2013 é o papel da logística no crescimento da produção agrícola brasileira. Conforme Nei César Mânica, a falta de estradas em boas condições, a inexistência de uma rede ferroviária adequada e as deficiências no sistema portuário, entre outros problemas, são os grandes gargalos do agronegócio brasileiro. “Só para exemplificar o tamanho do problema, em época de safra, o custo do frete sobe R$ 4,00 o saco e quem perde é o produtor”, afirmou, informando que o assunto será amplamente debatido durante audiência pública da Comissão de Agricultura do Senado, no dia 8 de março.

Para o secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, que representou o governo do Estado, a Expodireto Cotrijal é uma feira única, que reúne tecnologias para todos os tamanhos de propriedade e que alavanca o agronegócio gaúcho. “É uma feira estratégica, que tem a ver com o futuro do Rio Grande, que mostra a importância e ajuda a desenvolver ainda mais o agronegócio, hoje um dos principais setores da nossa economia”, ressaltou.

O deputado federal Giovani Cherini, que representou a Câmara dos Deputados, disse que no caso da Expodireto Cotrijal “santo de casa faz milagre, sim. Quando se fala em agronegócio, a Cotrijal é referência e devemos lembrar que a feira é toda organizada pela cooperativa”, elogiou, aproveitando para defender a união dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Desenvolvimento Agrário.

Também manifestou sucesso à Expodireto Cotrijal 2013 o deputado estadual Diógenes Basegio, representando a Assembleia Legislativa. “A feira é um orgulho para todos os gaúchos e fundamental para o agronegócio”, afirmou. O prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, agradeceu à Cotrijal por ter escolhido o município para sediar o lançamento. “Nos orgulhamos de ter uma cooperativa como a Cotrijal no nosso município e queremos auxiliar, no que for possível, para que a feira cresça e ajude a desenvolver ainda mais o agronegócio”, destacou.
O governo do Estado ainda esteve representado pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, pelo secretário do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Affonso Motta, e pelo presidente da Emater/RS-Ascar, Lino De David. A solenidade teve também a presença dos deputados estaduais Ernani Polo e Zilá Breitenbach, além de prefeitos, vereadores, lideranças do agronegócio e do cooperativismo e patrocinadores da feira.

A Expodireto Cotrijal 2013 acontece de 4 a 8 de março, em Não-Me-Toque. Em 2012, a feira reuniu 468 expositores nos seus 84 hectares e recebeu 185.500 visitantes. O volume de negócios dos expositores chegou a R$ 1.106.980 bilhão, com destaque para a Área Internacional, onde o incremento devendas em relação a 2011 foi de mais de 500%.

Compartilhe: