Expodireto 2023 – Pequenas, mas de grande serventia: apicultura e meliponicultura são atrações no espaço da Emate/RS-Ascar

Postado em 13 março 2023 10:05 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Pequenas caixinhas, com pequenas trabalhadoras, as abelhas sem ferrão despertam o interesse e a curiosidade de quem visita o espaço da Apicultura e da Meliponicultura da Emater/RS-Ascar, na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. As abelhas apis mellífera estão sendo demonstradas através de empresas parceiras, que expõe equipamentos como centrífuga, caixas, mesa desoperculadora e alimentação artificial, utilizada, especialmente, para o período de inverno.

No local, estão expostas em torno de 12 espécies de abelhas nativas, as mais difundidas no Sul do País, e o público tem a oportunidade de observar o interior da caixa, acompanhando os hábitos das abelhas sem ferrão e a forma de produção de cada espécie. “Tem uma que fecha, com uma proteção de cera, a entrada da colmeia no final da tarde e só abre de manhã, para evitar o acesso de predadores e inimigos naturais”, relata o extensionista da Emater/RS-Ascar, Renato Serafini. De ambas as espécies (apis e sem ferrão), os extensionistas e produtores da região, que visitam o espaço, explicam a respeito do manejo das abelhas e disponibilizam diversos tipos de méis para degustação.

De acordo com Serafini, a apicultura é desenvolvida por profissionais, agricultores que tiram o sustento da atividade. Já a meliponicultura, atividade que ele considera em expansão, pode ser desenvolvida com fins comerciais, especialmente a produção e venda de colmeias, mas também com fins recreativos, principalmente pelo público urbano, que adquire caixas com enxames para colocar nas sacadas dos apartamentos. Modelos de caixas de diferentes materiais, inclusive decorativas, e informações sobre captura de enxames, iscas e toda parte técnica para a criação de abelhas e o processamento do mel, podem ser conferidos no local.

Além de mostrar as espécies, o foco do espaço é chamar atenção para a importância da preservação das abelhas. “Mais de 70% da produção agrícola depende das abelhas, da polinização, para uma produção adequada, principalmente a fruticultura, como a maçã e o morango, e a canola. Por isso, no espaço temático, estão sendo distribuídas sementes que servem para pastagem apícola, como canola, tremoço e o trigo mourisco, uma espécie que fica bastante tempo florescendo na lavoura e com lavouras comerciais sendo cultivadas na região”, completa o extensionista da Emater/RS-Ascar.

Jornalistas Rejane Paludo e Vanessa Almeida de Moraes – Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar na Expodireto Cotrijal 2023

 

Postado em 13 março 2023 10:05 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop