Expodireto 2023 – Os benefícios das plantas medicinais para a pele são destaque no horto da Emater/RS-Ascar

Postado em 13 março 2023 10:06 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O espaço da Emater/RS-Ascar na Expodireto Cotrijal 2023, conta com uma parcela de 1,25 mil metros quadrados de um horto paisagístico de plantas bioativas, modalidade onde as plantas convivem em harmonia e estão dispostas em canteiros sinuosos e caminhos pensados para maior contemplação, tudo coordenado pela extensionista da Emater/RS-Ascar, Doriana Gozzi Miotto, do Escritório Regional de Passo Fundo.

A inovação deste ano é uma estufa geodésica para a produção de mudas de plantas bioativas. O horto já contava com uma pequena estufa para produção própria de mudas de plantas bioativas de reposição e distribuição na feira aos visitantes, bem como para outros eventos. Nessa edição, em parceria com a empresa Equilíbrio Verde, foi construída uma estufa no formato de cúpula geodésica, o que proporciona um ambiente agradável e favorável à produção de mudas. “Além disso, serão distribuídas, até o fim da feira, mais de três mil mudas no espaço e, assim, os visitantes podem levar para casa um pouquinho da essência do horto de plantas bioativas da Emater/RS”, declarou Doriana.

A exposição do horto tem mais de 200 espécies vegetais, com propriedades terapêuticas e potencial paisagístico de plantas medicinais, condimentares, aromáticas, alimentícias não convencionais, de cunho religioso, ornamentais, tóxicas, entre outras. Neste ano, foram inseridas placas com informações sobre propriedades e utilidades das plantas, além dos nomes populares e científicos, e sua toxidade, essa feita através da identificação por cores.

Doriana explica que, a cada ano, um tema é desenvolvido na Expodireto de forma mais enfática, o desta edição são “Os benefícios das plantas medicinais para a pele”. “Foram desenvolvidas ações de forma mais direta com as seguintes plantas: calêndula, lavanda, erva baleeira e babosa (Aloe Vera). Além disso, os expositores realizam oficinas abordando essas plantas, que já são muito usadas na região e no Estado. Todas elas têm seu uso orientado e aprovado pela Anvisa e são popularmente reconhecidas. A pele é o maior e mais pesado órgão do corpo humano, muitas plantas medicinais têm ação direta sobre ela e podem ser utilizadas para hematomas, alergias, picadas de insetos, com ação cicatrizante e anti-inflamatória”, explicou.

A estrutura da parcela de plantas bioativas conta ainda com dois quiosques, um deles equipado com cozinha e arquibancada com cobertura verde da planta sete léguas, onde estão sendo realizadas oficinas práticas, já o segundo, foi um espaço destinado para palestras, rodas de conversa, discussões temáticas, trocas de experiências e mostras, disponibilizando um local acolhedor e promovendo atividades em todos os dias.

“O cantinho do cuidado proporciona aos visitantes a vivência e conhecimento sobre as práticas integrativas e complementares, como o reiki, musicoterapia, escalda pés, reflexologia, entre outras”, destacou Doriana. Há ainda um mirante para contemplação do espaço e registro de belas fotos, e um lago com peixes para tornar a experiência ainda mais harmônica e sensitiva. A estrutura oferece também um local de descanso e contemplação, balanço e rede.

A equipe, disponibilizada nos cinco dias de feira, é formada por dez extensionistas rurais, todos estudiosos de plantas bioativas, com formação nas mais diversas áreas e amplo trabalho na região, que estavam engajados e desenvolveram os cuidados com o horto desde o mês de setembro de 2022, a fim de que tudo estivesse organizado na chegada dos visitantes.

Jornalistas Taline Schneider e Vanessa Almeida de Moraes – Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar na Expodireto Cotrijal 2023

Postado em 13 março 2023 10:06 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop