As multas por excesso de velocidade representam quatro em cada dez infrações flagradas no trânsito gaúcho. Nos primeiros seis meses do ano, foram 444 mil autuações nas ruas e estradas. O número representa 39% do total de 1,13 milhão de infrações no período. O balanço é do Detran.
Mesmo sem os controladores de velocidade nas rodovias estaduais, as multas por excesso de velocidade estão aumentando. O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, estima que o processo licitatório internacional para contratação da empresa que vai operar os mais de 70 pardais desativados será concluído nos próximos meses. Os equipamentos estão fora de operação há um ano e meio.
– Entre outubro e novembro, deve estar tudo instalado e operando. Vamos abranger mais estradas e a localização se dá pelo índice de acidentes – explica o secretário.
Depois do excesso de velocidade, as infrações mais comuns no Rio Grande do Sul são adulteração de veículo, estacionamento proibido e falta de cinto de segurança. Nas rodovias federais, novos controladores de velocidade começaram a multar nas últimas semanas.
Clicrbs