Estudantes fazem experiência de fermentação

IBIRUBÁ – De 13 a 16 de agosto ocorreu em Ibirubá o Curso BIOQUÍMICA DO PÃO: Princípios de Fermentação, contemplando alunos de 6ª a 8ª séries das escolas da rede municipal de ensino. O curso foi coordenado pelos professores João Batista Teixeira da Rocha e Nilda Barbosa, e teve como monitores supervisores alunos de iniciação científica, mestrandos e doutorandos do Laboratório de Bioquímica Toxicológica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e teve ainda como parceiros a Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto – Projeto Educação Ambiental.

O referido curso já vem sendo oferecido pelo Laboratório da UFSM há alguns anos, não possui custo algum, e tem como objetivo proporcionar aos estudantes a oportunidade de estabelecer um contato direto com o ambiente científico e de desenvolver habilidades básicas em ciências. Enfatizando o papel do processo de fazer ciência como gerador do conhecimento científico.

Os participantes durante o curso formam estimulados a utilizar o raciocínio e a criatividade para responder “problemas” propostos em ciências. As atitudes e estratégias adotadas foram similares às usadas nos laboratórios de produção científica, como a experimentação e a criação de hipóteses. Os alunos puderam ter contato com materiais de laboratório, como tubos de ensaio, pipetas, reagentes, microscópios e foram instigados a criar experimentos para desvendar a ciência, utilizando ainda materiais do cotidiano, como fermento biológico e químico, leite, ovos, açúcar, farinha, entre outros.

Segundo os organizadores, no final do curso pode-se observar que o interesse pela ciência foi despertado.

(Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Ibirubá)

Compartilhe: