Estilo de vida define tendências na arquitetura

Postado em 07 agosto 2013 14:50 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

As tendências para morar tem um leque abrangente de influências que vão além somente do estilismo. É um ramo muito dinâmico e que muda constantemente e as decisões de projeto precisam acompanhar essas transformações. A casa, como é desenhada por dentro, muda com o passar do tempo influenciada por mudanças no comportamento da sociedade, mudança na conformação das famílias, surgimento de novas tecnologias, lançamento de novos equipamentos eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos, aparecimento de novas técnicas construtivas, de iluminação, novos materiais e também, por que não, influenciada por tendências comportamentais como, por exemplo, a novela das 20h.

Os anos passam e a casa precisa sofrer adaptações para se encaixar melhor ao nosso atual estilo de vida.

Uma morada da década de 70 tinha uma sala espaçosa, ampla e com um pé direito alto, os quartos eram geralmente dois, um para os pais e outro para as crianças. O banheiro era único e de uso coletivo e próximo à lavanderia existia uma pequena dependência para a empregada. Imagine agora colocar uma família com pais e dois filhos adolescentes neste espaço de época: onde ficaria o ambiente isolado, com caixas de som e a TV LCD do home theater? E a bela hidromassagem e o closet da suíte do casal? E os filhos, topariam dividir o mesmo quarto?

As variáveis são infinitas, e é impossível prever todas. O desenho do espaço a ser habitado deve ser concebido como o mesmo cuidado de um vestido prêt-à-porter. Deve-se elaborar um projeto “sob medida” levando em consideração cada hábito e necessidade dos futuros moradores. Os espaços internos devem ser constantemente renovados, readaptados e atualizados às necessidades dos moradores.

Muitas construtoras, percebendo esta necessidade de exclusividade e personalização do consumidor, têm desenvolvido projetos com planta de layout livre, onde fica a critério do proprietário definir qual a melhor conformação do espaço que irá habitar.

Mesmo para as moradas já construídas as adaptações também são possíveis. Com um bom projeto, é mais simples do que parece e mesmo estando a morada perfeita para o uso, com todos os espaços bem definidos e atendendo a todas as necessidades do proprietário, ainda assim, algum dia será preciso fazer mudanças.

Não que seja preciso morar em um show room, onde cada seis meses muda-se toda a decoração, cores, tecidos, iluminação, objetos, etc seguindo tendências ditadas na Europa. Morar em um espaço agradável, arejado, bem iluminado e com a sua cara, traz mais bem estar, qualidade de vida e conforto para qualquer pessoa. Mudar é preciso! Você muda, e o lugar que você mora deve te acompanhar, e se adaptar a você, e não o contrário.

Outra tendência forte na construção civil, de um modo geral, é a Sustentabilidade. Cada vez mais as pessoas vêm procurando fazer a sua parte no que diz respeito à preservação do meio ambiente e ao reaproveitamento dos recursos naturais, mas isso será tema para a próxima semana.

Caroline K. Gregory
Arquiteta Urbanista

Postado em 07 agosto 2013 14:50 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop