‘Estado’ vence Prêmio Esso em duas categorias

Três jornalistas do Estado foram premiados nas categorias Fotografia e Regional Sudeste do Prêmio Esso de 2012, considerada a mais importante premiação de jornalismo do País.

Wilton Júnior recebeu o prêmio de melhor foto pela imagem registrada em agosto de 2011, quando a presidente Dilma Rousseff entregou espadins a cadetes na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ). A mesma imagem também foi vencedora do Prêmio Internacional de Jornalismo Rei de Espanha, no início deste ano. Em 2011, Epitácio Pessoa, também do Estado, venceu o Esso com Violência Abortada, foto feita ao evitar um assassinato.

Já os repórteres Fausto Macedo e Felipe Recondo foram premiados pelo trabalho “A Farra Salarial no Judiciário”. Ao todo, O Prêmio Esso avaliou 1.302 trabalhos de todo o País e selecionou 70 finalistas. O Estado teve seis trabalhos escolhidos. A solenidade de premiação está marcada para 4 de dezembro, no Rio de Janeiro.

Veja a relação completa dos premiados:
PRÊMIO ESSO DE JORNALISMO 2012
Filipe Coutinho, Julio Wiziack, Leandro Colon, Rodrigo Mattos e Sérgio Rangel, com o trabalho “O jogo suspeito e a queda de Ricardo Teixeira”, publicado no jornal Folha de S.Paulo.
PRÊMIO ESSO DE TELEJORNALISMO 2012
Fábio Pannunzio, Edvander Rodrigo Silva, Eliete Cavalcante de Albuquerque, Rosângela Marques Lara, Luiz Pessoa Júnior, Ubaldino Mota, Josenildo Tavares e José Antônio Martins de Palma Gonçalves Peres, com o trabalho “Desaparecidos”, exibido na Rede Bandeirantes de Televisão.
PRÊMIO ESSO DE REPORTAGEM
Letícia Duarte, com o trabalho “Filho da rua”, publicado no jornal Zero Hora.
PRÊMIO ESSO DE FOTOGRAFIA
Wilton Junior, com a foto TOUCHÉ, publicada no jornal Estado.
PRÊMIO ESSO DE INFORMAÇÃO ECONÔMICA
Claudia Safatle e Ribamar Oliveira, com o trabalho “O dia em que o Brasil quebrou”, publicado no jornal Valor Econômico.
PRÊMIO ESSO DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA OU AMBIENTAL
Cristiane Segatto, com o trabalho “O paciente de R$ 800 mil”, publicado na revista Época.
PRÊMIO ESSO DE EDUCAÇÃO
Antônio Gois, Chico Otávio, Efrém Ribeiro, Odilon Rios, Letícia Lins e Carolina Benevides, com o trabalho “Aula de excelência na pobreza”, publicado no jornal O Globo.
PRÊMIO ESSO ESPECIAL DE PRIMEIRA PÁGINA
Ana Dubeux, Saulo Santana, Carlos Alexandre, Plácido Fernandes, Marcelo Agner, Luís Tajes e Varilandes Gonçalves, com o trabalho “Adeus, Chico”, publicado no jornal Correio Braziliense.
PRÊMIO ESSO DE CRIAÇÃO GRÁFICA – CATEGORIA JORNAL
Alessandro de Castro Alvim, Renato Carvalho, Michelle Rodrigues e Kamilla Pavão, com o trabalho “Cristo”, jornal O Globo.
PRÊMIO ESSO DE CRIAÇÃO GRÁFICA – CATEGORIA REVISTA
Rafaela Ranzani, Camila Durelli, Manuela Alcântara e Fernando Luna, com o trabalho “Lebmra quem tmoou toads?” (sic), publicado na revista TPM.
PRÊMIO ESSO REGIONAL NORTE/NORDESTE
João Valadares, com o trabalho “Reencontros”, publicado no Jornal do Commercio.
PRÊMIO ESSO REGIONAL CENTRO-OESTE
Daniela Arbex, com o trabalho “Holocausto Brasileiro”, publicado no jornal Tribuna de Minas.
PRÊMIO ESSO REGIONAL SUL
Adriana Irion e José Luís Costa, com o trabalho “Meninos condenados”, publicado no jornal Zero Hora.
PRÊMIO ESSO REGIONAL SUDESTE
Fausto Macedo e Felipe Rocondo com o trabalho “Farra salarial no judiciário”, publicado no jornal Estado.
PRÊMIO ESSO DE MELHOR CONTRIBUIÇÃO À IMPRENSA
Jornal O Globo, pelo produto Globo a Mais.

Estadão

Compartilhe: