Estado enfrentará grandes desafios no pós-pandemia

Postado em 07 dezembro 2021 10:10 por jeacontece
15.292.411/0001-75

Em visita a Carazinho, presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza (MDB), destacou que áreas como educação, saúde, além da problemática da desigualdade social precisam sofrer intervenções enérgicas para a vida dos gaúchos melhore

O presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza (MDB), esteve em Carazinho nesta segunda-feira (6) para um encontro com empresários locais. O deputado proferiu palestra sobre os temas competitividade do Estado e Desenvolvimento.

Souza destacou várias ações que foram realizadas a partir do Governo Sartori e que teve continuidade no atual mandato, do Governador Eduardo Leite.

“Ações que findaram a sina do Rio Grande do Sul de fazer um zig zag político entre agendas conflitantes e divergentes entre um governo e seu sucessor. Tivemos uma sequência, numa lógica, baseado na modernização do Estado e na rediscussão das funções dele. Isto está gerando agora benefícios com a volta de investimentos, em educação, saúde, rodovias, e em outras áreas, além do pagamento em dia dos servidores”, destacou para a Rádio Diário AM 780, lembrando que neste contexto a Assembleia possui protagonismo importante. “Não fosse a maioria dos deputados aprovarem as medidas não teríamos estes avanços”, completou.

 Souza também comentou sobre a Lei de Liberdade Econômica, em vigor no Estado há algum tempo e aprovada em Carazinho recentemente. O parlamentar tem no comércio a sua atividade econômica de origem. “É um projeto importante, também aprovamos ainda nesta legislatura, e entendo que é primordial para adaptando e atualizando as regras de licenciamento, de novos negócios, e da relação do poder público com a iniciativa privada tendo em vista que estamos no século 21. Aqueles montes de carimbos, certidões, papeis precisam ser substituídos pelo princípio da idoneidade do contribuinte. É m princípio basilar do direito americano e que agora o Brasil incorpora”, citou.

No início de 2022 finda o mandato de Gabriel Souza como presidente do Poder Legislativo do Rio Grande do Sul. Questionado sobre os desafios que enfrentou durante este período, o parlamentar do MDB lembrou que quando assumiu imaginava que a pandemia duraria pouco tempo, mas não foi o que aconteceu. “A Assembleia contribuiu com recursos financeiros, articulou com outros poderes e órgãos a mesma coisa e tivemos agora votações importantes. Mesmo em pandemia mantivemos o parlamento funcionando, trabalhamos muito. Aprovamos medidas polêmicas, mas necessárias, sempre em harmonia com os demais poderes, mesmo que eventualmente tenhamos divergências, o que é natural da democracia. Foi um ano muito produtivo, do ponto de vista legislativo”, declarou.

O que vem pela frente

Sobre os próximos desafios que se desenham, especialmente diante de um cenário de pós-pandemia, Gabriel Souza observou que uma nova agenda será necessária justamente pelas mudanças que a Covid-19 impôs para a sociedade como um todo.

“Na educação, principalmente. Eu julgo que é o grande desafio do próximo período. Precisamos fazer uma grande reforma no Brasil e no Estado não será diferente. Envolverá várias questões, inclusive remuneratórias, mas também de incentivo às carreiras do magistério, a valorização do aluno contextualizado no século 21, equipamento para as escolas poder fazer uma educação digital, além do currículo propriamente dito. É uma série de coisa que precisam ser revistas”, apontou.

 Na saúde, a ideia é diminuir filas para acesso às especialidades. “Além do grande problema da desigualdade social que aumentou durante a pandemia e o Estado terá de fazer intervenções bastante enérgicas para melhorar a vida das pessoas”, concluiu.

Diário da Manhã

Postado em 07 dezembro 2021 10:10 por jeacontece
15.292.411/0001-75

NOTÍCIAS RELACIONADAS


TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop