Espumoso vai debater os efeitos da estiagem na região

Postado em 04 janeiro 2022 17:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

As principais lideranças do município de Espumoso e regional, especialmente às ligadas ao agronegócio, irão realizar uma audiência pública regional para tratar sobre os problemas da estiagem que já dura mais de 70 dias e que está causando sérios problemas financeiros à região. A mesma será realizada no próximo dia 12, às 08h30, na Casa de Cultura de Espumoso. O evento será aberto a produtores e entidades da região.

Na tarde desta segunda-feira (03), na Câmara de Vereadores de Espumoso, aconteceu uma reunião preliminar para debater os efeitos da estiagem no município.

Ao final da reunião, foi aprovada uma pauta de reivindicações para ser apresentada na Audiência Pública Regional do dia 12, num encontro que reunirá agricultores, entidades públicas, cooperativas, deputados e senadores para debater quais medidas podem ser tomadas diante do cenário de estiagem no município. Haverá relato das instituições bancárias acerca dos contratos e valores liberados para os produtores, fala das cooperativas sobre as áreas plantadas e germinadas com soja e demais valores disponibilizados aos associados, levantamento da situação das lavouras na região pela Emater, reivindicação das entidades do campo e manifestação dos deputados das comissões de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo e da Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural da Assembleia Legislativa do Estado e da Comissão de Agricultura do Congresso Nacional. Ao final da manhã, lideranças e agricultores entregarão uma pauta de reivindicações ao gerente do Banco do Brasil de Espumoso.

Nesta reunião preliminar, foram apresentados dados sobre a estiagem: quebra de 60% nas lavouras de soja, 90% na cultura do milho e 30% na produtividade leiteira, visto que a estiagem perdura há 70 dias e as chuvas tem sido esparsas, não resolvendo o problema das lavouras. Segundo as entidades, cerca de 40% das lavouras de soja na região de Espumoso não foram plantadas e outras questões como o endividamento do produtor também preocupam. O prejuízo total no município chega a R$ 340 milhões.

Programação:

 

Postado em 04 janeiro 2022 17:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
Tags:
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop