ESPUMOSO – Segurança no interior será pauta de reunião na segunda-feira

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Espumoso, juntamente com as forças vivas da região, promoverá reunião no próximo dia 18 (segunda-feira), às 08:30h, na sala de reuniões da Cotriel, para encaminhamento de ações por segurança do interior dos Municípios.

O Conselho está preocupado com a onda de furtos e vandalismo que ocorrem no interior de Espumoso. Na comunidade do Campo Comprido, de 32 famílias que moram lá, 29 foram roubadas. Na comunidade de Linha Seca, de 18 famílias que moram nela, 16 foram roubadas. Algumas foram assaltadas três vezes em um ano. Na comunidade do Arroio da Prata 11 famílias foram roubadas. Na comunidade da Campina Redonda, além de 15 propriedades terem sido assaltadas, a Escola também foi arrombada três vezes no período de um ano, onde levaram computadores, equipamentos de segurança e de laboratório, merenda escolar, entre outras coisas.

Há relatos de que todas as 39 comunidades do município de Espumoso foram vítimas de furto. Conforme o tenente Aldair Mendes de Moraes, comandante da Brigada Militar de Espumoso, que atende ainda os municípios de Mormaço, Alto Alegre e Campos Borges, o efetivo da BM tem 40% do total desejado.

A situação preocupa mais por que, além dos 4 municípios, Espumoso tem um presídio estadual com uma população carcerária bem acima de sua capacidade.

Conforme informações colhidas junto à Polícia Civil, o registro de ocorrências são mínimos, gerando assim uma clara interpretação que as pessoas furtadas não registram a ocorrência por vários motivos: medo, não acreditam em uma possível solução, tanto que vários pecuaristas estão arrendando suas terras e deixando de produzir gado de corte.

Esta é uma reunião de trabalho, onde foram convidados prefeitos, Sindicado Rural, Sindicato dos Trabalhares Rurais, IVZ, Sicredi, ACISE, EMATER, COAGRISOL – Soledade, Promotoria Pública dos Municípios de Espumoso, Mormaço, Alto Alegre e Campos Borges, juntamente com a Polícia Civil e Comando Regional da Policia Civil, a Brigada Militar de Espumoso e o 38° Batalhão da Brigada Militar de Carazinho.

Compartilhe: