ESPUMOSO – Secretaria Municipal de Saúde faz alerta contra o sarampo

Postado em 24 julho 2018 07:23 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos. Particularmente ocorre em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema e até quatro dias após. Nos últimos anos, casos de sarampo têm sido reportados em várias partes do mundo e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os países do continente europeu e africano registraram o maior número de casos da doença.

Em 2016, as Américas foram consideradas livres do Sarampo por 12 meses, mas a partir de 2017 o vírus voltou a circular no Brasil. Até este ano já foram confirmados 351 casos, em Roraima (200 casos, 02 óbitos), Amazonas (143 casos), São Paulo (01 caso) e Rio Grande do Sul (07 casos). O primeiro caso confirmado no Rio Grande do Sul foi diagnosticado no município de São Luiz Gonzaga, uma criança de 01 ano de idade não vacinada realizou viagem com a família à Europa, foi identificado genótipo B3, que está circulando na Europa e alguns países africanos e asiáticos atualmente. Os outros seis casos confirmados no estado, cinco residem em Porto Alegre e um em Vacaria, sendo que todos têm como caso índice uma estudante de 25 anos, com histórico de viagem à Manaus, com genótipo D8, o mesmo identificado em Roraima e Amazonas. Frente a esta situação, é imprescindível detectar e notificar rapidamente qualquer caso suspeito da doença, o que possibilitará que as medidas de controle sejam realizadas oportunamente, interrompendo a cadeia de transmissão.

Todo indivíduo que, independente da idade e situação vacinal, apresentar febre e exantema maculopapular, acompanhados de um ou mais sintomas como tosse, coriza e conjuntivite, deverá procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima. Sendo assim, a Secretaria Municipal de Saúde de Espumoso salienta que a melhor forma de evitar surtos de doenças imunopreveníveis, como o Sarampo, é manter a população protegida através da vacinação. Por isso, disponibilizamos gratuitamente a vacina Tríplice Viral para a população de 12 meses a 49 anos de idade e também para profissionais de saúde e demais pessoas envolvidas na assistência à saúde hospitalar.

Caso precise atendimento ou maiores esclarecimentos a respeito dessa e de outras doenças, procure uma Unidade Básica de Saúde correspondente ao seu bairro ou localidade.

Cidade: Segunda a quinta, das 08h às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
Interior: Segunda a quinta, das 08h às 11h30 e das 12h30 às 15h.

OBS: Nas sextas-feiras, nos Postos da cidade o atendimento é somente na parte da manhã, das 8h às 11h30. No interior, não há atendimento nas sextas-feiras.

Leve sempre junto sua caderneta de vacinação e o seu cartão SUS.

EDUARDO KNOFF – Diretor de Comunicação e Marketing Prefeitura de Espumoso

Postado em 24 julho 2018 07:23 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop