ESPUMOSO – Resumo da última sessão ordinária da Câmara de Vereadores – 15/09/14

Postado em 16 setembro 2014 15:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

DATA: 15/09/2014.
LOCAL: PLENÁRIO “AGOSTINHO SOMAVILLA”
VEREADORES PARTICIPANTES: Bancada do PP; Sonia Maria Cambrussi Dolci, Jadir José de Oliveira, Odil Diogo Missio, Leoberto Comin, Andréia Ortiz Moraes; Bancada do PDT- Jorge Ranzi, Altieris dos Santos, Vagner Cassiano dos Santos.
Constatando haver quorum e invocando a proteção de Deus, a Presidente Vereadora Sonia Maria Cambrussi Dolci declarou aberta a presente Reunião Ordinária.
A Presidente convidou os vereadores para fazer um minuto de silêncio, pelo passamento da prima do Vereador Luiz Marchese ocorrido no dia de hoje ás 9 horas da manhã.
Em seguida convidou o 1º Secretário Vereador Leoberto Comin, para fazer a leitura de um texto Bíblico.
Colocando a ata em votação foi aprovada por unanimidade.
Em seguida o 1º secretário passou a fazer a leitura das correspondências recebidas de diversas repartições constando dê:
Centro profissional capacitar solicitando o plenário para apresentar o projeto, no dia 11 de outubro das 09h00min às 14h00min.

EXPEDIENTE DO PODER LEGISLATIVO

1-Foi aprovado por unanimidade o Requerimento das Vereadoras SONIA MARIA CAMBRUSSI DOLCI, ANDRÉIA ORTIZ DE MORAES, do Partido Progressista vem na forma regimental, requerer uma diária sem pernoite, para viajem à Porto Alegre, no dia 22 de setembro onde acompanharão as soberanas que irão fazer os convites para a EXAPIEC.
2- Foi aprovada por unanimidade a Moção de reconhecimento apresentada pelos VEREADORES DA BANCADA DO PDT, e solicitando para assinar a Presidente Vereadora Sonia C Dolci a MOÇÃO DE RECONHECIMENTO pelos relevantes trabalhos prestados pela Professora VERANICE GUERREIRO PIMEL.
A Professora VERANICE GUERREIRO PIMEL, espumosense, nasceu em 30 de julho de 1965, na cidade de Espumoso, Filha de Jorge Guerreiro e Ilsa Freese Guerreiro, tinha quatro irmãos, Edson, Joilsa, Adilson e Rafael. Casada com Celso Luís Pimel, possuía uma filha, Alessandra Guerreiro Pimel.
Cursou o ensino fundamental na Escola José Clemente Pereira e o ensino médio no Colégio João Batista Rotta, Formou-se em Educação Física pela UNICRUZ em 1986, período em que residiu em Cruz Alta. No ano de 1990 assumiu a função de professora de educação física da rede estadual e trabalhou na Escola Estadual João Ferrari em Campos Borges e os seis anos seguintes na Escola Estadual Roberto Textor da Serra dos Engenhos, e quando Jacuizinho se municipalizou retornou a Espumoso e trabalhou um ano na Escola André Lupatini.
Em 1992 assumiu como professora de educação física e ensino religioso na Escola Municipal Alexandre Tramontini. Nos anos de 1999 e 2000 foi Supervisora de Ensino nesta escola. De 2001 a 2008 atuou na função de Diretora da Escola Municipal Guerino Cavalli. Teve atuação marcante junto à Secretaria de Educação de Espumoso, onde desenvolvia seu trabalho como Supervisora de Ensino estando à frente de projetos culturais e educacionais implantados no município.
Era professora atualmente nas Escolas Ruy Piégas da Silveira e Imaculada da Conceição.
Desde setembro de 1992 era Coordenadora e Instrutora do Grupo de Danças Alexandre Tramontini juntamente com seu esposo Celso. Foram 22 anos de dedicação incansável à dança. Neste período passaram pelo grupo centenas de dançarinos, criadas mais de cem coreografias e os shows foram apresentados em dezenas de cidades do Estado.
3- Foi publicada a Lei Municipal n.º 3559 de 12 de setembro de 2014, Regulamenta a publicidade por panfletos e ou materiais impressos no âmbito do Município de Espumoso e dá outras providências, promulgada pela Presidente da Câmara.

EXPEDIENTE VERBAL

1-O Vereador Altieris disse que no último programa de rádio fez uma explanação da valorização motivação, ambiente e benefícios que os funcionários públicos têm direito, por este motivo faz novamente o pedido para que o Poder Executivo faça à prorrogação da licença maternidade as funcionárias, pois as mesmas estão solicitando, e elas têm o direito de permanecer por mais tempo com seus filhos.
Faz um pedido de informação sobre a Sprinter VAN que ainda não está rodando, que sejam informados os motivos, pois a mesma dará mais comodidade e é um importantíssimo carro aos que precisam se deslocar em outras cidades para tratamento médico.
Também quanto à ambulância nova que deverá ser equipada com alguns itens importantes e necessários, que seja informado o porquê não está ainda em funcionamento.
Solicita ao Poder Executivo através da secretaria competente faça a melhoria nas estradas da Campininhas, Serra dos Engenhos, pois novamente foi clamado pelos moradores que aguardam o começo das obras.
2- O Vereador Jorge Solicita ao Poder Executivo que execute a melhoria em alguns trechos de estrada, como da Guanchumba, que os moradores lhe solicitaram. Do Pontão dos Manecos passando pelo Omindo Opelt, Vila Borão até a divisa com Soledade.
Outra solicitação é quanto a Ponte no Pontão do Buitá que dá acesso a propriedade de José Wirks e Ivanir Pagnussatti, é de extrema importância que seja resolvida esta questão, pois é o único meio que eles têm de chegar em suas propriedades.
3- A Vereadora Andréia faz um pedido de informação quanto ao Poço artesiano dos Eucaliptos, qual a empresa que realizou o serviço? Qual o valor?, Quem era o Secretário da época? Quais as providências que o Executivo tomou em relação e esta questão? Qual o valor que o Poder Executivo vai ter que gastar para que seja resolvido este problema?
Salienta que as famílias não podem pagar por isso, elas podem ficar sem água, elas precisam que seja resolvido este problema.
Quanto ao pedido de providências da estrada de Guanchumba, que lhe solicitaram e também ao Vereador Jorge, já passou ao Secretário para que ele resolva o problema.
4- O Vereador Leoberto solicita a Presidência da casa, para que sancione o Projeto de Lei Legislativo n.º 03-2014, de sua autoria, que foi aprovado no dia 30 de junho de 2014, como o Poder Executivo não sancionou e não se manifestou, solicita que esta casa sancione.
5- A Presidente solicitou que o Vice assumisse a Presidência, para poder se manifestar.
A Vereadora Sonia com o verão se aproximando e o final de ano, solicita melhorias na Praça Arthur Ritter de Medeiros, pois ela é muito visitada, nesta época, então que seja melhorada, a tela de proteção, as correntes dos balanços a folha do escorregador, e cobertura da casinha, é importante porque no que se investe nas crianças, se está investindo no futuro, e o lazer na praça é para as famílias o que é melhor ainda.

EXPEDIENTE DO PODER EXECUTIVO

1-Através do Ofício n.º 003-2014 AR, O Poder Executivo encaminha resposta do pedido de informação do Vereador Altieris dos Santos, encaminhando cópia da ata de julgamento de impugnação ao edital de concorrência n.º 004/2014, apresentada pela licitante Transportes Dartora & Dartora, pela verificação de irregularidades e de ilegalidades constante no mesmo.
2- Através do ofício n.º 198-2014 LRS, encaminhando relação dos atendimentos odontológicos especializados, relatório de estoque de remédios da farmácia as Secretaria Municipal de saúde e listagem de agendamentos de consultas pelo SUS.
3- Através da Secretaria Municipal de Assistência social, encaminha esclarecimentos a respeito do Asilo do Arroio da Prata.
4- Foi encaminhado pelo Poder Executivo através do ofício n.º 196-2014 o projeto de Lei n.º 063, com pedido de urgência.
Foi aprovado por unanimidade o projeto de Lei Municipal n.º 063-2014 Autoriza Receber em doação área para a construção de quadra de esportes no Município de Espumoso, na localidade de Pontão dos Manecos.

EXPLICAÇÕES PESSOAIS

Usando a tribuna o Vereador ALTIERIS DOS SANTOS parabeniza a equipe do Guarany de Espumoso, que foi a Passo Fundo e fez uma brilhante partida, vencendo o adversário e passando para a semifinal da série Bronze de Futsal, parabeniza toda a torcida a direção aos colaboradores que sempre estiveram ajudando esta equipe e com certeza chegaremos ao mais alto pódio da competição.
Também queremos parabenizar a comunidade do Depósito pela brilhante festa neste final de semana, sempre que fomos lá fomos bem recepcionados, mas nem tudo é festa nem alegria, é o que diz a comunidade de Serra dos Engenhos, também das Campininhas que ainda aguardam a melhoria das estradas, e conversando com moradores de ambas as comunidades, lhe disseram que não hesitarão em bloquear novamente aquele trecho se em dez dias não começarem as obras, pois segundo as mães as crianças, em dias de chuva não estão frequentando a escola, pois o transporte escolar não consegue chegar a alguns lugares.
Usando a tribuna o Vereador LEOBERTO COMIN parabeniza o Guarany e também o Prefeito pela confiança depositada neste clube pela liberação das verbas do Guarany, que têm uma eficiência de mais de noventa por cento nas últimas partidas, e já está propício a disputar a série prata no próximo ano, o que será uma decisão da direção e da comunidade, e diz também que é só o senhor Tales não apitar as partidas do Guarany que certamente irão a final, pois no passado já tirou um título de Espumoso.
Agradeceu a Presidente Sônia, que passado quarenta e oito horas da derrubada do veto do Prefeito e não havendo manifestação do executivo sobre o veto que regulamenta os panfletos em Espumoso, foi sancionada a lei pelo legislativo e passa a vigorar, e solicita a secretaria da casa que envie cópia da lei, a Acise e as empresas que mais distribuem panfletos para tomarem ciência.
Têm outro projeto que não houve manifestação do executivo em sancionar a lei, que é o projeto dos plantões das farmácias, está semana a Presidente desta casa fará a sanção do mesmo para entrar em vigor esta lei.
Diz a comunidade da Serra dos Engenhos e arredores, que reclamam das estradas, certamente das estradas secundárias, pois a geral está boa, esteve passando por lá e estão em boas condições, e certamente dentro do prazo estabelecido pelo secretário as providências serão tomadas para o conserto destas vias, e evitem comentários desnecessários, pois algumas pessoas daquela comunidade estão fazendo politicagem.
Usando a tribuna a Vereadora ANDRÉIA ORTIZ DE MORAES cumprimenta a sua comunidade, estão de parabéns pela grande festa deste final de semana, quase seiscentas pessoas, agradece a Maria Helena pela programação da Missa que estava muito bonita.
Quanto aos comentários das estradas, o acordo da Serra dos Engenhos ainda não acabou, e senhora presidente temos que fazer um acordo para que o Secretário venha até esta casa e faça uma explanação e dizer qual é o cronograma dele também, e conversando com pessoas da Serra dos engenhos, a estrada geral está boa, têm problemas nas entradas das propriedades, mas está sendo solucionados estes problemas, e a estrada do Chiquito ao Depósito que foi feita na semana passada e deu aquele temporal em cima, já estragou tudo de novo, temos que entender os problemas das chuvas.
Também escutando o programa do PDT na Rádio, e ouvindo o comentário sobre as Agentes de Endemias, têm acompanhado e sabe que elas já fizeram as visitas nas casas aqui na cidade, e está sendo executado um ótimo trabalho, não sei por que tanto comentário. Quanto ao comentário do Vereador Altieris, que ele fale de alto e bom tom, quais os funcionários que estão sendo amordaçados, pois não está sabendo disso.
Para manifestar-se na tribuna a Presidente solicitou que o Vice assumisse a Presidência.
Usando a tribuna a Vereadora SONIA DOLCI disse que carrega sempre consigo as atas das reuniões realizadas nas comunidades do interior na campanha eleitoral, os compromissos assumidos pelo grupo que fazia parte, e hoje vê mais um item que pode sublinhar, que é no Pontão dos Manecos a reforma do pavilhão, onde se comprometeu a buscar esta reivindicação.
Leu parte do livro de James Hunter, o Monge e o Executivo, para se referir as homenagens feitas no CTG e no Sepé, onde ele diz “Acho que o que queremos de nossos líderes é autenticidade, a habilidade de serem verdadeiros com as pessoas, não queremos líderes inchados de orgulhos e fixados em si mesmos, o ego pode ser fato de interpor-se no caminho e criar barreiras entre os líderes e seus liderados, os líderes arrogantes que acham que sabem tudo são um estrago para as pessoas, esta arrogância também é uma pretensão desonesta, porque ninguém sabe tudo ou têm tudo, humildade para mim é pensar menos a respeito de si mesmo”; com estas palavras muito sabias, diz que a homenagem feita ao casal Natal e Otilia Capitânio e ao senhor Guerino Parizzotto, quando foram lidos seus históricos, muito bem foi falado da humildade com que trabalharam em suas comunidades, da grandiosidade que serviram o exemplo de suas pessoas à construção de seus filhos, da sua família, muito pouco ou quase nada foi reportado ao patrimônio econômico, mas ao patrimônio do legado, do bem, do servir, da honestidade, da humildade com que estas pessoas trabalharam, construíram suas comunidades e suas famílias, e disse nas suas manifestações no Grupo de Artes Nativa Sepé Tiarajú, que não via nem uma grande obra do seu Natal e da dona Otilia Capitânio, mas via uma grande família construída.
E diz, as pessoas que trabalham no Sepé quanto no CTG, que realizam trabalhos comunitários, trabalhos não remunerados, é fácil nós como vereadores fazer as coisas, pois temos uma remuneração para isso, está acompanhando a mais de mês estas duas entidades, com as pessoas trabalhando voluntariamente doando de si e do seu econômico também, antes de ser vereadora e fazer trabalho voluntários dizia, um município só é grande por causa do seu voluntariado, quem é voluntário faz com amor, e gostaria que servisse para si e para os Vereadores o trabalho voluntarioso na construção de uma comunidade, as diferenças na câmara que continue, pois evoluíram bastante.
Ouvindo o programa do rádio sábado vereador Vagner, parabeniza, pois sábado passado discordou da forma como foi conduzido, mas discorda de alguns números, em dois mil e quatorze, não temos oitocentas solicitações, temos setenta e uma, e se pegar dois mil e treze também não dá tudo isto, mas que dê oitocentas.
Hoje têm um portal da transparência, e não se pode sobrecarregar as secretarias, antes de fazer as solicitações, muita coisa se pode buscar lá, e volta a parabenizar a forma como foi conduzido o programa.

COMUNICAÇÕES DE LÍDERES

O Vereador Vagner líder da BANCADA DO PDT parabenizamos o CTG e o Sepé pelas festividades da Semana Farroupilha, e também a equipe do Guarany e sua Diretoria que conquistaram uma vaga na semifinal do torneio de Futsal.
A Vereadora Andréia líder da BANCADA DO PP convida para baile na comunidade de Campina Redonda dia 19 de setembro. Também convida para o desfile dos cavalarianos dia 20 de setembro.
LÍDER DO GOVERNO Vereador Leoberto sanadas algumas dificuldades recebidas junto com a Prefeitura, está aí os compromissos assumidos sendo aos poucos cumprido, como a construção do Ginásio de Esportes do Pontão dos Manecos.
Nada mais a tratar a Presidente agradeceu a proteção de Deus e declarou encerrada a Presente reunião ordinária, e lembrou aos Vereadores que na próxima segunda feira dia 22 de setembro não haverá reunião.

(Criare Agência de Publicidade)

Postado em 16 setembro 2014 15:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop