ESPUMOSO – Resumo da última sessão ordinária da Câmara de Vereadores – 12/11/2014

Postado em 12 novembro 2014 17:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

EXPEDIENTE DO PODER LEGISLATIVO

1-Requerimento do Vereador Jorge Ranzi prorrogando a licença interesse por mais oito dias.
2-Declaração do Vereador Celito Parizoto de estar impossibilitado de continuar na suplência por motivos particulares, em vista da prorrogação da licença do Vereador Jorge Ranzi.
3- Convocação do Suplente de Vereador Carlos Vilmar de Brum, na vaga do Vereador Celito Parizoto.
4- Comunicação do Vereador Carlos de Brum que por motivos particulares não poderá se fazer presente nas sessões do Poder Legislativo.
5- Convocação do Suplente João Carlos Antunes de Moraes, para assumir uma cadeira na vaga do Vereador Carlos de Brum.
6- O Suplente de Vereador João Carlos Antunes de Moraes prestou juramento conforme artigo 8º do Regimento Interno.
7- Vereador JOÃO CARLOS ANTUNES DE MORAES solicita ao senhor Prefeito Municipal, para que determine às secretarias competentes, o atendimento das seguintes solicitações:
– No Bairro União encontram-se entulhos no final da Rua Isidoro Marchese há mais de um mês, com galhos, colchões velhos e entulhos em quase praticamente todas as ruas do Bairro.  A maior gravidade é em frente à casa do senhor Gilmar Pilot, quando chove a água empossa em frente a sua casa invadindo a calçada e adentra na garagem tendo que entrar de carro na garagem  para poder sair, o problema é que a canalização da boca de lobo que é ligada à canalização da Rua Pedro Siqueira, e a gravidade e força da água que desce não deixa a água da Rua Luiz Fracaro escoar, a solução seria canalizar a água desta rua até o Arroio Tigreiro, sem falar nos inúmeros buracos nesta rua.
– Na Rua Pedro Siqueira, desde seu início até a Rua Pedro Bambini, quase não dá para passar de carro devido aos inúmeros buracos, quando chove empossa muita água e acaba molhando os pedestres quando passa um carro, na maioria moradores do bairro União.
– No Depósito, a estrada que inicia na residência do senhor Irani Costa ( in memoriam) e  que passa pela propriedade do senhor Nelson Vedi de Moraes, está com valetas no meio da estrada, os carros pequenos enroscam em baixo, que seja passada a patrola e cascalhado, pois está próximo ao britador, e também na entrada da residência do senhor Nereu Vedi de Moraes que está em péssimas condições, sendo que o senhor Nereu colocou cascalho com sua camioneta para amenizar o problema.
– Na estrada da Campininha, que dá acesso ao Campo Comprido está em péssimas condições, em frente à propriedade do senhor Plínio Moraes têm uma enorme valeta com o bueiro entupido, os moradores pedem que seja feito reparos nesta estrada.
– Também na mesma comunidade da Campininha, pedem a contratação de uma Agente de Saúde, pois estão sem, e segundo moradores, esta comunidade têm pessoa concursada que poderia ser contratada para atender, e pedem também uma atenção especial para a entrega de remédios para hipertensos e diabéticos, que há muito tempo não é feito este trabalho, e os moradores têm que se deslocar até o Posto de Saúde de Espumoso, pois segundo os moradores, há muito tempo não têm este medicamento  no Posto de Saúde do Depósito.
8- A Vereadora Sonia M C Dolci indica ao Poder Executivo Municipal que providencie a inclusão do cargo técnico em Contabilidade, criado este ano no próximo concurso público municipal, haja vista a necessidade de que a Secretaria da Fazenda esteja com todos os cargos completos, e não fique refém de apenas um funcionário com conhecimentos técnicos em contabilidade.
9- O Vereador Jadir José de Oliveira, indica ao Poder Executivo que através da Secretaria Competente providencie na recuperação dos brinquedos da praça Arthur Ritter de Medeiros  a colocação de areia e a recuperação das telas, pois é nesta época do ano que a mesma é mais usada para passeios e recreação.

EXPEDIENTE VERBAL

1-O Vereador Altieris faz um pedido de informações, que seja enviado a esta casa cópia do contrato com a empresa de limpeza pública, bem como cópia das notas de pagamentos feitas neste ano de 2014.
Também relatório do quadro de funcionários do Lar do Idoso do Arroio da Prata, com carga horária cumprida semanal por cada um.
Solicita a secretaria de assistência Social, que leve os netos do Sr. Nelson Rezende da Silva, para visitar o pai que está preso na Cidade de Iraí, pois as crianças têm a idade de dois anos e a outra seis, e choram muito a falta do pai, inclusive estão sendo tratadas por psicólogos, sabemos da importância de uma criança ter a convivência com o pai.
2- O Vereador João Carlos Antunes de Moraes,  solicita que seja informado a esta casa quais os motivos que não é feito o recolhimento de entulhos na cidade, pois andando pela cidade verifica-se que quase todos os bairros, estão com galhos amontoados e que faz tempo, as folhas já secaram e caíram, e são levadas pelas chuvas causando entupimento de esgotos.
Na Rua Pedro Luiz Facioni, esquina com Bairro Jardim dos Coqueiros têm material de construção ali depositado, há praticamente um mês e com a força das águas as pedras rolam e vão levando o calçamento, causando um grande transtorno para quem precisa passar por este local, inclusive têm que fazer manobra nos carros, parar, dar ré, para poder passar pelo local então solicita qual a dificuldade em realizar o recolhimento dos galhos em nossa cidade.
3-O Vereador Marchese repetirá o pedido feito pelo Vereador Altieris, mas é um anseio dos moradores da Rua Ipiranga no Bairro Martini, perto do Módulo Esportivo, na residência do Sr. Eli Drum têm um declive na rua a terra o barro e água, entram na sua residência, então que sejam tomadas as providências para resolver este problema, é a 2ª vez que ele pede para um Vereador o conserto e não foi realizado.
Solicita ao Poder Executivo para que agilize o novo Plano Diretor de nossa cidade, pois o mesmo está muito defasado, causando sérios transtornos aos engenheiros e aos empresários de construção civil, hoje temos uma nova realidade com prédios de 10, 12 andares e que isso precisa estar regulamentado no Plano Diretor, sabemos que o Secretário do Planejamento está realizando um estudo, mas vemos que têm loteamentos novos que estão sendo feito e chegam à área de registro não tem como registrá-los, pois estão em desacordo com a legislação e como o nosso dono do Cartório é bem exigente com as leis são barrados, então solicita que se faça uma comissão de estudos do Novo Plano Diretor, com a maior brevidade possível, pois a responsabilidade é dos Vereadores.
4- O Vereador Vagner faz um pedido de informação ao Poder Executivo Municipal, se o ESF já está funcionando, onde? Quem é o médico responsável?
Solicita o relatório das linhas de ônibus com o roteiro de cada um a quilometragem e o nome do proprietário do ônibus e o valor recebido mensalmente para cada linha de ônibus.
Também que seja informado a esta casa os gastos com o Ônibus Mercedes placa IVR 6733, todos os gastos com o mesmo, como documentos, vistoria e mecânica neste ano de 2014.
Também solicita que sejam resolvidos os problemas existentes nas casas do Bairro São Valentim tem mais de trinta casas, com problemas, como infiltrações, paredes, fiação elétrica, aberturas, e sabemos que estas casas têm garantia, por isso solicita que o Executivo contate a empresa responsável pela construção das mesmas e dê a garantia de direito.
5- O Vereador Leoberto solicita que o Poder Executivo informe a esta casa, porque o setor de arrecadação e fiscalização não enviou as informações solicitadas a respeito do terreno do Bairro União, pois é somente verificar o mapa e dizer a metragem do mesmo, ou não podem dizer para acobertar coisas do passado ou este terreno não existe.

EXPEDIENTE DO PODER EXECUTIVO

1-Através do ofício n.º 256-2014 LRS/JPR, foi encaminhado resposta do Pedido de Informação da Vereadora Andréia, quanto ao poço artesiano da Comunidade de Eucaliptos.
2- Através do ofício n.º 257-2014 foi encaminhado o Projeto de lei n.º 070-2014.
3- Por ser um projeto de extrema importância e é para a LIRA, que são visitas em 50% das moradias de Espumoso, e por ser uma solicitação da coordenadoria de saúde a Presidente declarou este projeto em votação em regime de Urgência. Desta forma colocou o Projeto de Lei n.º 070-2014 Autoriza a contratação temporária de excepcional interesse público em caráter de urgência de uma agente de endemias e da outras providências, em discussão.
Usando a palavra o Vereador Marchese disse que acredita e têm certeza que este projeto está de acordo com o que a legislação Brasileira prevê, mas solicita ao Poder executivo que veja da possibilidade de melhora o salário destas agentes, pois elas têm que trabalhar duro de sol a sol, visitando residências e com um salário mínimo, é difícil, pela importância que têm, este trabalho deve haver um estudo, para se pagar o piso estadual, ou outra forma.
O Vereador Vagner, concorda com o Vereador Marchese, e é a favor que se contrate mais agentes e melhore o salário, é de fundamental importância para o Município o trabalho das agentes, não só para fiscalização, mas para a orientação.

EXPLICAÇÕES PESSOAIS

Usando a tribuna o Vereador  VAGNER DOS SANTOS disse que  cobra da administração desde o ano de 2013, a vinda para esta Casa do Plano Diretor da Cidade, o atual Plano Diretor é muito antigo, e temos questões fundamentais para resolver, o que mudará questões muito importantes no nosso município, como a perímetro da área urbana, nova área industrial, localização de empresas novas, como também incentivar as empresas locais, e só acontecerá com terrenos e estrutura nova, e isto é o Plano Diretor que nos proporcionará isto, espera que venha logo para  estudar o mesmo.
Também parabeniza o vereador Altieris que teve a ideia de mandar confeccionar estas camisetas, do novembro azul, pois acabamos de passar pelo outubro rosa, esta campanha está sendo desenvolvida em todo o Brasil e no mundo, as mulheres são mais organizadas e preocupadas que os homens, mas hoje o Ministério da Saúde se preocupa também com o homem, lançando esta campanha novembro azul e estamos aderindo esta campanha, e esperamos que o município promova alguma campanha também, para ajudar a quebrar alguns tabus, pois o homem é mais resistente, mas precisamos de um diagnóstico mais preciso.
Manifestando-se na tribuna o Vereador LEOBERTO COMIN disse que o ESF do depósito está inclusa as Campininhas e mais localidades dessa micro região, já está a mais de vinte dias na Coordenadoria de Saúde, e em breve as agentes já estarão atuando.
Quanto ao recolhimento do lixo de entulhos, na cidade, o cronograma já está pronto e será divulgado.
Quanto ao Plano Diretor que está tolhendo muita coisa de acontecer no município, o plano já vinha sendo trabalhado na administração passada, então a urgência não é só destes dois anos desta administração, e em breve estará nesta casa para solucionar os problemas.
Quanto à manifestação do Vereador Vagner sobre as casas, esta administração está empenhada para que a empresa venha a resolver os problemas existentes lá.

Manifestando-se na tribuna JOÃO CARLOS ANTUNES DE MORAES,  agradeceu por estar aqui nesta casa e dar a sua parcela de contribuição a esta comunidade, e aqui temos vereadores que estão já no segundo ano de mandato, receberam a confiança do povo da cidade e do interior, para defender os interesses da comunidade, em muitos lugares temos pessoas com deficiência e até mesmo com sentimento de impotência e de abandono.
Mas deixa o seu convite de alegria a todos os senhores e senhoras para o cinquentenário da Igreja evangélica Assembleia de Deus, que não é simplesmente uma tese, um grupo de pessoas, que ali expressam sua fé e sua maneira de adorar a Deus, e por trás disso temos obras sociais, formação do caráter não somente das crianças, mas de muitas pessoas que são recuperadas através da palavra, cada um têm a sua fé em Deus.
Fez alguns pedidos nesta sessão, e um deles é como se encontra a nossa cidade com relação a galhos e lixos, percorreu esta semana alguns locais, e conversando com moradores, principalmente no Bairro União, e quer ser solidário ao Vereador Leoberto que muito lutou para a formação daquele Bairro, e hoje pessoas mencionam o seu nome devido ao fruto do seu trabalho, mas se manifesta como um cidadão Espumosense, o Bairro União é um dos mais antigos de nossa cidade, como também era um dos Bairros mais organizados de nossa cidade, e hoje com certeza, entrando naquele Bairro nós vemos a indignação dos moradores e a revolta das pessoas, temos lixo na rua, temos colchões, têm sofá que fazem 60 dias que estão aqui, temos ruas que quando chove parece uma piscina,  o morador têm que colocar o carro dentro da garagem para poder descer, então pede que olhem com carinho para este Bairro, e temos outras Ruas de nossa cidade que estão com problemas, como neste final de semana que tivemos em Espumoso a realização do ENEM, que mobilizou oito municípios, as provas foram feitas no Colégio Rui Piegas, e havia em frente ao colégio entulhos depositados, e pessoas falando do cartão postal do colégio Rui Piegas da Silveira, tinha três monte de lixo em frente ao colégio que lá estão a mais de 30 dias,  isto ficou muito feio para nós, e isto ocorre em muitos bairros da cidade, o nosso município está se desenvolvendo, não podemos ficar parados, temos que acompanhar este crescimento, neste final de semana tinha lixo com mau cheiro na Praça, então temos que recolher os lixos da cidade, se formos à Rua Pedro Luiz Faccioni, percorrer toda ela, da umas três cargas de entulhos,  quero dizer que na administração passada o nosso município era considerado na região, um dos municípios mais organizados, mais limpo, mas hoje este cenário está bem diferente, temos que fazer esta cidade voltar a ocupar o seu lugar.
Usando a tribuna a Vereadora  SONIA DOLCI, fala da noticia que recebemos do falecimento do senhor Nelson Staudt, após um período longo de doença mais de muitas contribuições para Espumoso.
Também  diz que a cidade não é da prefeitura, é dela e quem nela mora, tanto o Vereador João Carlos como ela, são suas indignações sobre o lixo, viu postadas fotos do pessoal que limpa a Praça próximo ao Tiarajú, onde a lixeira está limpa, mas a Praça entulhada de garrafa e outros lixos, a cidade não é da prefeitura. O mosquito da Dengue está se proliferando na cidade, e a cidade não é da prefeitura. A cidade é nossa, e como disse o colega, sofá, TV, colchão, isto não se põe na rua, isso é proibido, quando o Derly assumiu foram inúmeros caminhões de lixo retirados, isso é uma falta de comprometimento de quem mora no município.
Como é bom a alternância na vereança para saber como as coisas acontecem, a Praça foi limpa na semana passada, quem foi depositar lixo nela? Nós enquanto povo, a cidade não é da prefeitura, a cidade é nossa, o comércio varre o calçadão e joga na rua que a pouco foi limpa, não são capazes de recolher o lixo, nem todos mas a grande maioria, a cidade é a cara do povo, como disse o colega João, muito bonito para quem veio de fora e viu.
Com relação à Portelinha, é um problema sério, temos a Escola Gema Ghisleni nova e já com problemas, a prefeitura não é nossa é do povo, lá no Bairro União o asfalto já deveria ter acontecido, gostaria que o Vereador fosse até o executivo e verificasse por que motivo ainda não aconteceu o asfalto, e nós enquanto habitantes de Espumoso achamos que tudo deve ser feito pelo município, estamos esperando que os agentes de endemias limpem até o nosso pátio, nós não recolhemos o que varremos, jogamos tudo para a rua, é muita falta de comprometimento com a cidade e reafirma a cidade não é da prefeitura, é de quem nela mora.

COMUNICAÇÕES DE LÍDERES

A Vereadora Andréia líder da BANCADA DO PP parabenizamos a Igreja Assembleia de Deus pelos cinquenta anos de colaboração com a comunidade Espumosense. Também esperamos que todos os homens participem do novembro azul realizando seus exames rotineiros. Convidamos também para a festa da Comunidade de Vila Borão dia 16 de novembro.
O Vereador Vagner líder da BANCADA DO PDT convida a comunidade a se fazer presente nesta sexta feira na Igreja Assembleia de Deus, onde será comemorado o cinquentenário daquela igreja.
Também parabeniza o Vereador João Carlos pela sua participação nesta casa dando sua colaboração com a comunidade.
Também pedir a comunidade que colaborem com as agentes de endemias, facilitando o acesso nas residências para vistoriar e orientar as pessoas.
Também ficamos consternados com o falecimento do senhor Nelson Staudt, e com certeza ficará na história de Espumoso pelos relevantes trabalhos prestados a esta comunidade.
O Vereador Leoberto LIDER DO GOVERNO passamos a relatar os dias de recolhimento de entulhos no mês de Novembro na cidade.
– 10/11 – Av. Osvaldo Julio Werlang, Av. Duque de Caxias e Praça 28 de Fevereiro.
– 12/11 – Distrito Industrial, Bairro Paraíso e Parque de Exposições.
– 14/11 – Bairro São Jorge e São Sebastião.
– 17/11 – Bairro Franciosi e Bairro Martini.
– 19/11 – Av. Ângelo Macalós, Praça Central e Av. Fernando Ferrari.
– 21/11 – Bairro Norte América, Jardim dos Coqueiros.
– 24/11 – Bairro União, Bairro Brasil e Centro.
– 26/11 – Bairro Santa Júlia, Maravalha e Tarumã.
– 28/11 – Cooperativa Velha, Parizzotto, Vila Arroio, Habitar Brasil e São Valentim.
Passando o mês de novembro será editado novo cronograma de recolhimento para o mês de Dezembro.

(Criare Agência de Publicidades)

Postado em 12 novembro 2014 17:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop