ESPUMOSO – Resumo da sessão ordinária da Câmara de Vereadores – 13.09.2013

ATA Nº. 2744
DATA: 13/09/2013.
HORÁRIO: 13H30MIN.
LOCAL: PLENÁRIO “AGOSTINHO SOMAVILLA”
VEREADORES PARTICIPANTES: Bancada do PP; Circe Maria Mondadori Lisiak, José Edemar Mari, Sonia Maria Cambrussi Dolci, Jadir José de Oliveira, Andréia Ortiz Moraes; Bancada do PDT- Altieris dos Santos, Vagner Cassiano dos Santos, Jorge Ranzi, Luiz Marchese.
Constatando haver quorum e invocando a proteção de Deus, o Vice-Presidente, Vereador JADIR JOSÉ DE OLIVEIRA, declarou aberta a presente Reunião Ordinária.
Em seguida convidou a 1ª Secretária Vereadora Sonia Dolci, para que fizesse a leitura de um texto Bíblico.
Colocado em votação a ata da ultima reunião ordinária, foi aprovada por todos os Vereadores.
Em seguida passou a fazer a leitura das correspondências recebidas de diversas repartições, constando dê:
-Da Secretaria executiva das FENAPAES, agradecendo a moção de solidariedade e apoio as APAES;
-Convite do CTG Sinuelo das Coxilhas para as comemorações da semana farroupilha, e abertura para a abertura que ocorrerá no dia de hoje às 17:00;
-Convite da ASCAMAJA para a reunião ordinária no dia 20 de setembro em Selbach.

EXPEDIENTE DO PODER LEGISLATIVO

1-o Vereador JADIR JOSÉ DE OLIVEIRA solicitar ao Poder Executivo Municipal, para que através da secretaria competente, CONSTRUA BANHEIROS NA PRAÇA 28 DE FEVEREIRO e troque as luminárias ou coloque mais.
Justificando, é extremamente necessário e urgente a construção de banheiros na praça 28 de fevereiro, pois ali é um local de encontro e com muito fluxo de pessoas, que se reúnem para confraternizar, e que não tem um local adequado, para as necessidades fisiológicas, sendo que usam a própria praça, muros e árvores ao redor para a realização de suas necessidades, o que causa um mau cheiro no local, sem falar na higienização do mesmo.
Solicita também que seja feito uma melhora na iluminação publica do local.
2-A Vereadora CIRCE MARIA MONDADORI LISIAK no uso e gozo das atribuições que me confere a Lei Orgânica Municipal e nos termos do art. 141 do Regimento Interno da Câmara Municipal, apresento a V. Ex.ª a presente INDICAÇÃO, que sugere ao Sr. Prefeito Municipal, mais precisamente aos cuidados da Secretaria de Educação e Cultura e Turismo a possibilidade de realizar-se um estudo em prol da Adoção de Uniformes para os alunos do Ensino Fundamental da rede pública, eis que a uniformização traria inúmeros benefícios a todos, bem como um importante instrumento pedagógico de prevenção e de cunho social, tudo em consonância à legislação nacional vigente e à Indicação nº 40 de 18.05.2011do CEED (Conselho Estadual de Educação do RS) anexa, senão vejamos:
Justificação:
A utilização dos uniformes pelo Poder Público não acontece como um fato isolado, nem é um simples adorno fruto da vontade exclusiva da Escola, mas, sim, um importante instrumento pedagógico de prevenção, elemento motivador para a realização de projetos e atividades que abordem a cidadania, o respeito mútuo, o respeito às diferenças, a valorização da escola, o combate à prática do bullying e a construção conjunta de normas de convivência, contribuindo para o alcance dos objetivos da Escola e de sua filosofia, expressos em sua proposta pedagógica e em seu regimento escolar.
A adoção dos uniformes escolares deve ser uma construção coletiva, por meio de um processo dialogado de conscientização, envolvendo toda a comunidade escolar, em especial os pais e alunos. Pode-se, ainda, salientar como aspectos positivos, decorrentes do uso de uniformes, além dos pedagógicos, os de cunho social, tais como:
a) sentimento de pertencimento ao grupo, fundamental no desenvolvimento psicossocial das crianças e adolescentes;
b) facilidade na identificação dos alunos (dentro e fora da Escola) com o consequente aumento na sua segurança;
c) fator de economia para as famílias;
d) instrumento de prevenção e equidade à distinção de grupos, servindo como mais um fator redutor da violência no âmbito escolar e da prática do bullying;
e) propicia a igualdade dos alunos, independentemente de sua condição econômica ou social;
f) aumento da autoestima dos alunos;
g) redução da evasão escolar; e
h) dá um sentido de organização ao ambiente escolar.
3- O Vereador JADIR JOSÉ DE OLIVEIRA solicita ao Poder Executivo Municipal, para que através da secretaria competente, adquira um trator cortador de grama.
Justificando, é de primordial importância a aquisição deste trator que deverá ser usado para cortar gramas, com a chegada da primavera o gramado cresce com muita rapidez, e como temos poucos funcionários para executar este serviço, com um trator o serviço será bem mais ágil, pois manualmente, não dá tempo de terminar uma poda já tem que se começar novamente.
4- A Vereadora SONIA CAMBRUSSI DOLCI solicita ao senhor Prefeito Municipal, para que determine a Secretária de Educação e Cultura, que seja elaborado um projeto de lei, para que as Escolas Municipais, uma vez por mês, fizessem um momento cívico para entoar o Hino Nacional e o Hino do Município nas escolas, que este projeto seja encaminhado ao Poder Legislativo para apreciação, para que seja posto em prática o mais breve possível.
5- Os Vereadores Circe Lisiak, José Mari, e Jadir de Oliveira vêm respeitosamente com amparo no artigo 143 e parágrafos do Regimento Interno, submeter ao Plenário a seguinte MOÇÃO DE APLAUSO à empresa familiar espumosense “Transporte Turismo Espumoso Ltda. COSTA TUR”, na pessoa de seu proprietário-fundador João Alfredo Nunes Costa e filhos.
Assunto: MOÇÃO DE APLAUSO
– A Câmara de Vereadores de Espumoso parabeniza e apresenta MOÇÃO DE APLAUSO pelos 40 anos de atividades da Empresa Espumosense de Transporte COSTA TUR período de 1º.09.1973 a 1º.09.2013, desenvolvidas em Linhas Regulares, Transporte Municipal, Transporte Escolar, Transporte de Universitários, Turismo Intermunicipal, Interestadual e Internacional.
Justificativa:
A Empresa iniciou suas atividades em 1º de setembro de 1973, com transporte de passageiros, percorrendo como linha regular o trajeto da Serra dos Engenhos a Espumoso com um micro-ônibus.
Em 1975 a empresa passou a denominar-se de “Rainha da Serra”.
Em 1997 iniciou o transporte de acadêmicos para Universidades.
Em 2000 expandiu seus serviços para o tratamento turístico com viagens de excursões, sendo necessário alterar sua Razão Social para Tansporte Turismo Espumoso Ltda. COSTA TUR.
A empresa realiza Viagens Municipais, Transporte Escolar, Transporte de Universitários, Turismo Intermunicipal, Interestadual e Internacional.
Nestas quatro décadas, muitos quilômetros foram rodados, levando e trazendo passageiros, estudantes e demais cidadãos espumosenses, realizando sonhos das pessoas, negócios, anseios e principalmente, contribuindo para o progresso da região, sempre zelando pela qualidade, honestidade e compromisso com todos, bem como, sempre levando o nome de Espumoso em todos os recantos a que se destina, com uma das características que a diferencia por ser uma empresa familiar, sempre buscando atender as expectativas dos clientes com qualidade, rapidez, eficiência e segurança, razões pelas quais recebe a presente moção.
Colocado em votação esta Moção foi aprovada por unanimidade.
6- A Vereador Circe Lisiak solicita ao Poder Executivo Municipal para que determine as secretarias competentes, que realizem as seguintes indicações:
AO CONSELHO MUNICIPAL DE TRÂNSITO E SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO
Assunto: Organização de horário para carga e descarga de mercadorias no centro da cidade.
Há determinados dias úteis, sempre em horário comercial, em especial no horário de maior fluxo de transeuntes e veículos conduzidos na Avenida Ângelo Macalós no sentido esquina em que se localiza o Supermercado Regional até seu final (Igreja), que só possui mão única, isto é, só desce, que fica com o trânsito comprometido, e muitas vezes, intransitável, porque diversos caminhões que efetuam carga e descarga de produtos e mercadorias para algumas empresas que se localizam em toda a avenida, estacionam gigantescos caminhões em horários que não são os mais adequados para o bom fluxo do trânsito no centro da cidade, bem como por tempo indeterminado. Muitas vezes, por uma hora ou duas.
Para contribuir para uma melhor organização do nosso centro urbano, urge que medidas sejam tomadas já que todos desejam ter e viver em uma cidade que se quer educada, organizada, moderna e progressista. Para tanto, sugere-se uma tentativa de solução via diálogo com as empresas, o que poderá surtir resultados benéficos para todos, Por exemplo, um acordo que regularize o horário da carga e descarga, isto é, pela manhã das 06h00min às 07h00min e à tarde, após o horário comercial.
Caso contrário, se este competente Colegiado assim o entender, que exare um Parecer no sentido da necessidade de organizar-se o horário para carga e descarga no centro da cidade, a exemplo de diversas outras cidades que já resolveram problemas semelhantes.
AO CONSELHO MUNICIPAL DE TRÂNSITO E SECRETARIA DE PLANEJAMENTO
Assunto: Estacionamento rotativo. Pela evolução dos tempos e pelo considerável número de veículos que transitam diariamente na cidade, urge que se tomem providências no sentido de viabilizar a todos os condutores que consigam estacionamento no centro da cidade, eis que organizar esta questão é necessidade que se impõe.
Para tanto, sugere-se ao competente colegiado que exare Parecer no sentido de demonstrar ao Poder Público a viabilidade, ou não da adoção de estacionamento rotativo e pago, quando for superior a 30 minutos, com estabelecimento de critérios, a exemplo de algumas cidades próximas que já adotaram solucionaram ao problema que está aumentando dia após dia.
À SECRETARIA DE OBRAS E LIMPEZA URBANA
Assunto: Cuidados Gerais na Praça Arthur Ritter de Medeiros (cartão de Visita de Espumoso) e iluminação das ruas e designação de um zelador/vigia
Com a proximidade do final do ano, onde pública e notoriamente a nossa cidade é reconhecida há duas décadas, promove com sucesso o Projeto NATAL ESPERANÇA caracterizando-se como uma das cidades regionais de maior atração turística. Para tanto, a fim de que a comunidade local e regional aproveite ao máximo a emoção e a beleza da cidade imbuída de espírito natalino, também neste dezembro-2013, fazendo desta mais uma reedição do sucesso, que esta Secretaria competente providencie na revisão e manutenção das lâmpadas das vias publicas, para deixar a cidade iluminada, bem como dê uma atenção especial para a Praça Arthur Ritter de Medeiros que precisa urgentemente de cuidados gerais, desde a limpeza, cuidados com as plantas e arbustos, até a manutenção, incluindo-se os consertos e reposição de brinquedos na praça infantil e na tela que a circunda, etc.
Em consequência, entende-se que é imperiosa a necessidade de designar-se um vigia ou zelador na praça para que todos os cidadãos espumosenses voltem a visitá-la e a usufruir de tão maravilhoso local público que é um dos cartões de visitas de Espumoso.
ÁS SECRETARIAS MUNICIPAIS ADMINISTRAÇÃO E DE PLANEJAMENTO
Assunto: Estímulo à abertura de negócios de Estacionamentos de Iniciativa Particular. Que o Poder Público através destas competentes Secretarias realize estudos no sentido de estimular proprietários de terrenos baldios próximos ao centro da cidade para que ofereçam Serviços de Estacionamento de Iniciativa Particular na tentativa rápida de minimizar os sérios problemas que Espumoso está enfrentando pela dificuldade de conseguir-se estacionamento no centro da cidade.
Nos últimos tempos, aumentou consideravelmente o nº de veículos transitando em nossa cidade, o que evidencia progresso e prosperidade. Diante disso, constata-se que inúmeros proprietários de veículos que trabalham no centro, vão para o local de trabalho de carro, usam e deixam seus carros estacionados o tempo todo, em local próximo ao trabalho, contribuindo para diminuir os locais para que os cidadãos estacionar por alguns minutos próximos às agências bancárias e outros.
À SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CULTURA E TURISMO (com ênfase Na CULTURA E TURISMO) Aos Cuidados da Diretora da Cultura e Turismo
Assunto: Elaboração e/ou escolha de souvenirs/ lembranças de Espumoso-RS para turistas.Considerando que Espumoso é muito visitado pelas pessoas de cidades vizinhas, em especial por estudantes da comunidade regional, bem como por integrar o Projeto Rota das Terras, importante projeto de desenvolvimento Turístico Regional, é imperiosa a necessidade de termos souvenirs (lembranças) variadas com o nome de Espumoso para serem vendidos aos turistas que aqui vierem. Para tanto, sugere-se o empenho desta Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo (com ênfase à Diretoria da Cultura e Turismo) para priorizarem junto à comunidade em geral, simpatizantes, lojistas, ACISE, artesãos, fotógrafos, fábricas de confecções e outros, reuniões e desenvolvimento de projetos para que tal aconteça.
As lembrancinhas com tamanhos e preços módicos, com inúmeras sugestões, também podem ser através de confecções de camisetas, cartões postais com paisagens ou vistas de Espumoso, imagens do Natal Esperança, obras de arte, chaveirinhos, etc., mas sempre com dizeres do tipo “Lembrança de Espumoso-RS”.
7- A Vereadora SONIA CAMBRUSSI DOLCI solicita ao senhor Prefeito Municipal, para que determine a Secretária de Educação e Cultura, que seja elaborado um projeto de lei, para que nos eventos municipais sejam efetivados um momento cívico, com a entoação do Hino Nacional e o Hino do Município no início dos eventos e o Hino do Rio Grande no final dos eventos, que este projeto seja encaminhado ao Poder Legislativo para apreciação, para que seja posto em prática o mais breve possível.
8-Os Vereadores Circe, Jadir, Sonia, Andréia, José Mari, apresentaram uma MOÇÃO DE PESAR manifestação de condolências pelo falecimento da Senhora DENI BARROS DA SILVA, ocorrido no dia 08.09.2013.
É com extremo pesar que a Câmara Municipal de Espumoso-RS externa suas condolências, pelo falecimento da Grande Artista Espumosense Sr.ª DENI BARROS DA SILVA, mulher destaque de grande participação na comunidade local e regional, trabalhadora, muito respeitada no seu grande número de amizades e no meio artístico local, regional, estadual, nacional e internacional. Cultivadora da paz, do amor e da arte musical, com certeza fará muita falta, deixando como exemplo ter sido uma Mulher íntegra, batalhadora, de caráter inabalável, com muita dedicação e trabalho em prol da arte e da música.
DENI era conhecida pelos seus 41 anos dedicados à Arte Musical, formando dupla com o irmão Nereu Barros de Oliveira, integrando conjuntos musicais como “Os Oliveiras”, “Os Leais”, sendo Gaiteira oficial do “CTG Sinuelo das Coxilhas” por duas décadas, e integrando o Grupo Artístico do “GAN Sepé Tiaraju” e “Os Riograndenses” em todas as situações em que se apresentavam. Era casada e mãe.
Deixou para os familiares e para a comunidade em geral um exemplo de esposa, mãe, amiga e de artista que amava o que fazia e que nunca mediu esforços para sempre honrar seus compromissos com dedicação, zelo e amor.
DENI partiu para uma dimensão superior, porém sua luta continua e jamais cairá no esquecimento, pois, as sementes que plantou, continuarão a germinar, crescer, frutificar e estarão a espalhar novas sementes, que certamente serão fundamentais para construção da vida de inúmeras pessoas.
Neste momento de dor, este Poder Legislativo, deixa externada sua imensa gratidão, desejando que descanse em paz, ao lado do nosso bom Deus.
Ante ao Exposto, e atendida as formalidades de praxe, Requerem fique constado em Ata da Sessão Ordinária, Moção de Pesar pelo falecimento da Sr.ª DENI BARROS DA SILVA, encaminhando cópia da moção aos familiares, a quem expressamos nossas sinceras condolências.
Colocado em votação foi aprovada por unanimidade pelo Douto Plenário.
9- O Vereador JOSÉ EDEMAR MARI solicita ao senhor Prefeito Municipal, para que determine ao setor competente, que providencie na aquisição de uma nova patrulha agrícola, com novos maquinários, para que sejam atendidas outras localidades de nosso município, visto que as Patrulhas Agrícolas hoje existentes no município, não dão conta de atender as reivindicações dos pequenos agricultores, temos municípios vizinhos ao nosso com número bem maior de equipamentos agrícolas, dando um resultado muito satisfatório aos pequenos agricultores, esperamos que também Espumoso consiga ampliar o número de Patrulha Agrícola, que seria de extrema necessidade aos pequenos agricultores, que hoje não dispõe de recursos financeiros para contratar serviços desta natureza.
10- O Vereador JADIR JOSÉ DE OLIVEIRA solicita ao Poder Executivo para que subvencione o transporte dos funcionários que trabalham na empresa STARA em Não Me Toque;
Salientamos que: São em torno de cinquenta Espumosense que trabalham nesta empresa, que para isso é necessário sair de Espumoso próximo as cinco horas, que são estas pessoas que trazem seus salários, em torno de R$. 100.000,00 para o Município, que pelo transporte lhes é cobrado 6% do salário o que importa em torno de R$. 80,00 mensais por pessoa, e que este valor é significativo para o orçamento familiar.
Desta forma solicita a subvenção de 50% dos transportes destes trabalhadores.
11- Foi baixado para as Comissões de Constituição e Poderes e Economia e Finanças O Projeto de emenda a lei Orgânica do Município de Espumoso, instituindo a obrigatoriedade de elaboração e cumprimento do programa de Metas pelo Poder Executivo, apresentado pelo Partido Progressista
12 A Vereadora SONIA CAMBRUSSI DOLCI solicita ao senhor Prefeito Municipal, para que providencie na designação de um Zelador para o Cemitério Municipal, visto que as reclamações de depredações e de pessoas sem necessidades de estar neste local são frequentes, o Cemitério Municipal ocupa hoje uma grande extensão de área, sendo de grande importância para a comunidade a presença de um Zelador para preservar túmulos e jazigos como seus entes queridos ornamentam e preservam.

EXPEDIENTE VERBAL

1-O Vereador Vagner a pedido dos moradores do Bairro são Jorge, solicita ao Poder Executivo Municipal para que efetue melhorias no bairro, como limpeza e iluminação e colocação de lixeiras.
Também reitera o pedido já feito nesta casa por muitos Vereadores e hoje pela Vereadora Circe, que é a respeito da melhoria da praça Arthur Ritter de Medeiros.
Solicita ao Poder Executivo que informe a esta casa, como está a situação do aterro sanitário, informe se há laudo técnico da FEPAM para que o mesmo volte a funcionar.
2- O Vereador Marchese salienta que enquanto estiver nesta casa e que o executivo não resolver esta questão, vai a cada duas sessões vai refazer o pedido, que é quanto aos redutores de velocidade da Avenida Osvaldo Júlio Werlang, o Executivo precisa achar uma solução, antes que aconteça algum acidente, e que venha a causar um problema sério para a comunidade e para o Município, pois os carros estão trafegando em alta velocidade, nesta via pública.
3- A Vereadora Andréia solicita ao secretário dos transportes e aproveitando que as máquinas estão no Depósito, próximo ao Rincão dos Oliveiras, que seja feito o conserto do corredor que vai para o Pontão dos Manecos.
Solicita ao Secretário de obras que solucione o problema da ponte do Pontão dos Manecos, já fez este pedido a alguns dias, mas é necessário que seja feito um empenho para o atendimento da mesma, que fica próximo a propriedade do Sr. Ari Silveira, pois tem uma criança doente, que precisa seguidamente passar por aquele local.
4-A Vereador Circe solicita que o Poder Executivo determine a secretaria competente que distribua sacos de lixos para a Comunidade limpar os seus passeios, uma vez que não há funcionários suficientes, para a realização deste serviço, que cada proprietário, cuide de seu próprio passeio, recolhendo o lixo e deixando ensacado para posterior ser recolhido.
5- O Vereador Jorge solicita ao Poder Executivo que determine a secretaria competente que seja feito o tratamento da água do poço comunitário do Pontão dos Manecos.
6- O Vereador José Mari, iniciou a leitura de um artigo da Zero Hora, mas o presidente lhe informou que este é o espaço, para solicitações, requerimentos, pedidos de informações, e não para leitura de matéria.
Em questão de ordem o Vereador invocou o artigo 145 § 4ª do Regimento Interno, dizendo ser legal a sua leitura.
O Presidente lhe assegurou que este é o espaço, para solicitar alguma coisa.
7- O Vereador Jadir a pedido da comunidade do Campo Comprido, solicita ao Poder Executivo que solucione o problema existente com relação a água, é necessário fazer o encanamento da mesma até o cemitério.
Também é necessário que seja construído um redutor de velocidade em frente ao colégio, após que após ser feito o calçamento os carros passam naquela rua com muita velocidade.
A Comunidade solicita também sinal de telefone celular, pois foi muito prometido durante a campanha, e até agora não se cumpriu.
EXPEDIENTE DO PODER EXECUTIVO
1-Através do ofício n.º 276-2013 o Poder Executivo solicita a retirada do Projeto de Lei n.º 059-2013 altera a descrição do cargo de assessor de educação.
2- Foi aprovado por todos os Vereadores a autorização para a realização de audiência Pública da saúde a ser realizada no dia 16 de setembro às 09 horas na sala de reuniões do Centro Municipal de Saúde Dr. Gerardo Barboza, com objetivo de apresentar relatório Municipal de gestão referente ao 1º quadrimestre 2013.
3- Foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei n.º 060-2013 que prorroga prazo de vigência da lei Municipal n.º 3408 de 13 de março 2013, sendo que as comissões apresentaram parecer favorável ao mesmo.
4-Foi encaminhado para as Comissões de Constituição e Poderes e economia e finanças, o Projeto de lei n.º 062-2013 autoriza o Poder Executivo Municipal a abrir crédito adicional suplementar no valor de R$. 100.000,00 para aquisição de maquinas e equipamentos, para a secretaria dos transportes.
5-Foi adiada a votação do projeto de Lei n.º 056-2013 Dispõe sobre o plano Plurianual para o quadriênio 2014-2017, a pedido do vereador Vagner, por entender que há um erro nos membros da Comissão de Economia e finanças, por ter sido assinado pelo Presidente Jadir, como suplente e pela denominação do Vereador Odil Diogo e este, estar licenciado, sob pena de ser anulado o parecer da comissão.
A Próxima reunião ordinária vai ser no dia 18/09 quarta feira no mesmo horário.

EXPLICAÇÕES PESSOAIS
DATA 13 09 2013.

VERª. CIRCE MANDADORI LISIAK, quero comentar sobre a indicação que apresentei, para que a secretaria de educação viabilize os estudos para adoção de uniformes, o conselho estadual de educação desde 2011 já lançou uma indicação para que seja adotado o uniforme nas redes estaduais e municipais de ensino, onde se uniformiza e todos são iguais perante a lei, este é o norte maior para que realmente isto aconteça, e se entrar alguém estranho a comunidade escolar não uniformizado, é facilmente identificado, é uma série de pontos positivos que se consegue com o uniforme nas escolas, a roupa identifica da mesma maneira todos os alunos, isto ajuda a própria administração da escola a desenvolver um trabalho a contento, e nesta faixa etária acontece uma serie de problemas, e com isto se evita uma serie de problemas que não precisa ter na escola, e espero que a secretaria de educação analise com carinho pois podemos ter a educação melhorada em mais de oitenta e cinco por cento. Também quero colocar que encerrei mais uma etapa da minha vida aqui em Espumoso, em 08 de março de 1983, aqui cheguei com minha família como professora estadual, e após 30 anos e meio de trabalho em Espumoso consegui a minha aposentadoria do estado, e tive diversos alunos filhos de e parentes de vereadores que aqui estão, foram mais de trinta mil alunos nesta vida de educadora, mas não vou pendurar a chuteira, continuarei trabalhando para esta comunidade como sempre fiz.

VER. VAGNER DOS SANTOS, durante todo o período que fui vereador, temos algumas sessões que são especiais, elas nos trazem momentos diferenciados, momentos que tocam o coração da gente, e dias atrás comentei aqui sobre a eliminação do voto secreto na câmara dos deputados, e se nós do legislativo municipal que estamos diretamente ligados com a comunidade, que somos cobrados no dia a dia da comunidade, em todos os lugares públicos onde nós freqüentamos, e a comunidade nos cobra pois sabe a maneira que nós votamos nesta casa, e por isso os nossos Deputados tem que ter o voto aberto para nós saber como eles estão se portando no congresso nacional, porque em muitos casos eles dizem que votam de uma maneira, mas por trás dos panos é bem diferente, e aqui temos os nossos deputados federais de todos os partidos constituídos, falhas grosseiras com a falta em uma das maiores votações da câmara dos deputados, e cada um deu uma desculpa, e nas próximas eleições nós é que temos que ter vergonha e cobrar de nossos deputados, perguntar onde eles estavam, como estão votando, se não seremos vereadores simplesmente para captar votos para eles, e é assim que o executivo federal compra os deputados com suas emendas parlamentares. Também hoje quero aqui agradecer uma pessoa maravilhosa, uma pessoas que sempre contribuiu muito para a comunidade espumosense, uma pessoa que me ensinou a fazer o meu primeiro pronunciamento, que a Professora Circe Mandadori Lisiak, ter sido seu aluno por tantos anos e hoje compartilhar uma cadeira nesta casa, ser seu colega, lhe admiro muito não só pelos ensinamentos didáticos, mas pelo ensinamento que servem para a vida da gente no dia a dia, e se hoje sou político e estou aqui na câmara, sem duvida boa parte disso eu devo à senhora, naquele tempo poucos falavam em política, mas a senhora sempre prezava este lado tão importante, pois nossa vida é feita de política, muito obrigado Circe, o povo de Espumoso acaba de ganhar uma grande vereadora, e a frente do Conselho de Educação teve como conquista o Plano de Carreira dos Professores Municipais, então quero lhe agradecer por tudo o que fizeste por esta comunidade.
VER. JOSÉ EDEMAR MARI, quanto a solicitação que fiz para a criação de novas patrulhas agrícolas para o município, para os pequenos agricultores que residem ainda no interior, pois a maioria dos grandes agricultores já estão morando na cidade, o que está ainda fixando o pequeno agricultor no interior é a atividade leiteira, e estas pequenas propriedades muitas vezes não tem condições de adquiri uma máquina para o plantio do pasto, e no que for necessário para sua propriedade, e esta patrulha agrícola vem a segurar este pequeno agricultor lá no interior, que já estão lutando com muita dificuldade, muitas vezes a propriedade é pequena e não comporta a aquisição de uma máquina, por isso a patrulha agrícola é necessária para estes pequenos agricultores, e eu acredito muito no associativismo, desde os primeiros imigrantes que aqui chegaram trabalhavam com ajuda mutua, com espírito coletivo, e esta patrulha agrícola é necessário para o nosso município. Quanto aos controladores de velocidade que é uma preocupação da comunidade, e estes controladores que renderam vultosos números para a Kopp e para o município, mas estão impedido de funcionar da maneira que funcionavam com percentual, mas em contato com o prefeito em breve será lançado o edital. Quanto as casas do Loteamento São Valentim, as quais estão prontas e não estão sendo entregues, não é de competência da prefeitura entregar as casas, mas sim é de competência da Caixa Federal de Passo Fundo, e estão fazendo os trâmites legais e em breve será solucionado e entregue aos moradores.Também quero registrar aqui o meu reconhecimento as pessoas que trabalham na semana farroupilha, muito trabalho para manter as nossas tradições, não tendo nada em troca, simplesmente para servir a comunidade e as entidades.

COMUNICAÇÕES DE LIDERES

BANCADA DO PP, Sonia – convidamos a todos para participar das festividades das entidades tradicionalistas de nosso município. Também convidamos para o jantar dançante na comunidade de Pontão do Butiá, neste sábado dia 14e para festa no Depósito no Domingo.
BANCADA DO PDT – Vagner – Convidamos a todos para os festejos da semana farroupilhas no CTG e no Sepé e para o jantar dançante no Pontão do Butiá e no domingo na festa da comunidade do Depósito.
LÍDER DO GOVERNO – Sonia – comunicamos a confirmação da Escola Técnica para Espumoso, agradecimento do executivo para o Secretário João Mota do PP, Afonso Mota do PDT, e ao Gilson de Brum Secretário Substituto pelo empenho, onde foi um trabalho incansável do vice prefeito Roberto Iopp e abraçado pelo prefeito Derli Helder. E na próxima semana a Secretaria de Transportes estará realizando trabalhos na comunidade de Campo Comprido e Serra dos Engenhos. Também parabenizamos todos que participaram do desfile cívico, as escolas e as entidades.

(Secretaria da Câmara de Vereadores de Espumoso)

Compartilhe: