ESPUMOSO – Palestra em Alto Alegre abordou a influência das micotoxinas na atividade leiteira

Na noite de quinta-feira, 03, no Restaurante Dimas, em Alto Alegre, a Cotriel, em parceria com a empresa Nutrifarma realizaram uma palestra para produtores de leite daquela região. O tema foi “Os prejuízos das Micotoxinas na Produção Leiteira com foco na Reprodução”. A abordagem foi feita por Fernando Tamames, diretor presidente da Special Nutrients, com experiência de 30 anos na área de micotoxinas. Ele explicou que por passar por constantes processos de tecnificações, a atividade leiteira necessita de uma atenção especial na área de reprodução, que é prejudicada pelas micotoxinas.

Contaminações de baixo nível são de difícil visualização no rebanho estão associadas a perdas subclínicas. Os efeitos maléficos das micotoxinas causam lesões no fígado, redução de consumo de alimentos, produção de leite e imunidade. Estando também associadas a problemas reprodutivos como abortos, retornos de cio, reabsorção embrionária e cistos ovarianos. “Na maioria dos casos os animais apresentam-se com aspecto saudável, porém com baixo desempenho reprodutivo. O tempo todo é necessário monitorar os animais e quanto mais cedo ocorrer à intervenção com adsorventes, melhores serão os resultados”, afirmou o especialista.

O coordenador técnico da linha de aditivos da Nutrifarma, médico veterinário Mateus Morgan enfatizou que a escolha de um adsorvente de micotoxinas eficaz depende de alguns critérios primordiais para a obtenção dos resultados benéficos a serem alcançados: “Do ponto de vista técnico, são considerados dois critérios para que um produto seja selecionado como adsorvente de micotoxinas: os resultados de avaliação in vitro e in vivo”. Somente após a comprovação de eficiência nos animais, o produto pode ser comercializado como Aditivo Adsorvente de micotoxinas. “A Cotriel e a Nutrifarma estão à disposição para orientar os produtores no uso e manejo correto de toda linha de produtos”, finalizou.

(Assessoria de Comunicação da Cotriel)

Compartilhe: