ESPUMOSO – Linha de rações Animax Cotriel e Nutron passa a ter software de gestão inteligente

Por ser muito dinâmica e precisar de uma evolução constante, a nutrição animal precisa se modernizar para acompanhar as tendências do mercado.

Parceira da Cotriel há vários anos, a Cargill Nutron tem buscado desenvolver soluções nutricionais visando agregar valor a toda cadeia produtiva.

Com este propósito, a Nutron desenvolveu e cedeu para a Cotriel um moderno software de Formulação de Rações , denominado Nutrição Inteligente (NI). O treinamento realizado no início do mês na Fábrica de Rações, teve como objetivo capacitar os profissionais da Cooperativa na operacionalização do programa. “Nossa expectativa é que os técnicos e nutricionistas da Cotriel utilizem todos os recursos e a versatilidade do programa para otimizar, de maneira mais ágil, eficiente e precisa as formulações de rações, visando oferecer aos associados um produto com maior segurança no que diz respeito ao atendimento dos níveis nutricionais mínimos, bem como maior competitividade nas rações comercializadas”, destacou o consultor técnico da Cargill Nutron, Airton Vanderlinde.

O coordenador técnico comercial da Nutron, Fabiano Terra enfatizou que a produção de rações impõe uma série de desafios, desde o recebimento das matérias primas na fábrica até o consumo efetivo das rações pelos animais: “O primeiro é a fábrica de rações conhecer exatamente os níveis nutricionais de cada alimento recebido. Para que isso aconteça é fundamental buscar, a partir de amostragens adequadas, uma formulação de ração mais precisa e econômica. O segundo desafio é que a fábrica produza esta ração atendendo as especificações da formulação, com um adequado processo de dosagem, moagem e qualidade de mistura e desenvolver, de maneira personalizada uma ração que melhor se adapte a realidade de cada propriedade.

Cláudio Antunes, gestor do departamento de produção animal da Cotirel, destaca que a Cooperativa e o produtor serão os beneficiados com este programa: “Com esta iniciativa, seremos mais eficientes em todo o processo produtivo, minimizando desperdícios e ofertando aos seus clientes um produto de alto padrão de qualidade, visando gerar melhores resultados zootécnicos e financeiros para o produtor, melhorando a rentabilidade para toda cadeia produtiva”, finalizou.

(Assessoria de Comunicação da Cotriel)

Compartilhe: