ESPUMOSO – Hospital Notre Dame São Sebastião participou do Dia D das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do RS

Postado em 07 maio 2015 16:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O Hospital Notre Dame São Sebastião participou na quarta-feira, 06, do dia D das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado. O movimento também foi realizado em 220 municípios do Estado, onde as Santas Casas e Hospitais Filantrópicos estão presentes. Como forma de protesto, as instituições não realizaram os procedimentos agendados através do Sistema Único de Saúde(SUS). Estes procedimentos foram reagendados. Somente foram atendidos pacientes em situações graves e aqueles que tem planos de saúde.

O dia D tinha como objetivo protestar contra o governo estadual que por sua vez deixou de repassar verbas importantes para o funcionamento dos hospitais. A situação de descontentamento com a forma de distribuição de verbas iniciou no ano passado, especialmente, de outubro de 2014 até agora, as 245 instituições de saúde sem fins lucrativos do RS deixaram de receber do Governo do Estado mais de R$ 207 milhões.

Responsáveis por mais de 70% do atendimento SUS no Estado e empregadores de 65 mil funcionários, os hospitais filantrópicos escolheram o dia 06 de maio para realizar diversas atividades nos municípios onde estão inseridos. Além de suspender os atendimentos eletivos do Sistema Único de Saúde na quarta-feira, os funcionários fizeram entrega de panfletos, colocaram cartazes pelo hospital e apresentaram a realidade do Hospital para a comunidade.

Segundo o Coordenador Administrativo do Hospital Notre Dame São Sebastião, Rafael Scolari, o Hospital Notre Dame São Sebastião não recebeu mais de R$ 250 mil do governo. “Nós estamos trabalhando no vermelho deste novembro de 2014. O Hospital nos últimos anos não precisava pedir dinheiro emprestado para pagar a folha dos funcionários, mas devido aos atrasos nos pagamentos por parte do governo, este mês fomos obrigados a fazer um empréstimo para conseguir pagar os nossos funcionários. A situação dos hospitais no estado não é brincadeira e precisamos protestar contra essa forma de distribuição de recursos, caso contrário, muitos hospitais terão de fechar as portas.” Explicou Scolari.

Esta foi a primeira mobilização das Santas Casas e Hospitais filantrópicos do estado. Caso o governo não solucionar os problemas de repasses, novos protestos deverão ser realizados nos próximos meses.

Postado em 07 maio 2015 16:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop