ESPUMOSO – Gerentes e técnicos da Sede e unidades tem primeiro contato com a Plataforma SmartCoop

Postado em 29 abril 2021 16:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Na tarde desta segunda-feira, 26, aconteceu o primeiro treinamento acerca da Plataforma SmartCoop voltada a área técnica da Cotriel. A capacitação foi coordenada pelo assessor de grãos e fomento, Cristiano Corazza, juntamente com a gestora do setor de informática, Alessandra Santos.

Antes de acessar a ferramenta, Cristiano explanou aos gerentes, técnicos e agrônomos da Sede e Unidade a importância dos mesmos trabalharem o associado para que se capacite e entenda sobre o papel da SmartCoop: “ Como vocês sabem, por quase dois anos estive representando a Cotriel no desenvolvimento desta plataforma. Tem várias ferramentas como previsão do tempo, cotação dos produtos, venda de grãos e outras tantas funcionalidades, que levarão tempo para que todos assimilem a sua importância, mas que vão entender que será mais uma forma de nos aproximarmos do nosso associado”, lembrou.

Sobre a SmartCoop

O sistema, que teve a participação de 30 das maiores cooperativas agropecuárias do RS, congrega as cooperativas e milhares de produtores em um ecossistema de inovação digital. São elas: Languiru, Santa Clara, CAAL, Cotrisul, Camnpal, Camal, Piá, Coagrijal, Coomat, Cotricampo, Cotrisel, Cotrijuc, Cooperoque, Cotrirosa, Coopermil, Coopatrigo, CCGL, Agropan, Cotribá, Cotrijal, Cotriel, Coagrisol, Cotripal, Cotrisoja, Cotrifred, Coagril, Cotrisal, Coopibi, Cotapel e Coasa. O projeto está à disposição de uma rede de 173 mil produtores que, juntos, concentram 50% da safra de grãos do Rio Grande do Sul.

O desenvolvimento da SmartCoop levou dois anos e foi alvo do trabalho de dezenas de profissionais das cooperativas do RS. O projeto teve início um pouco antes da viagem de uma delegação de dirigentes e técnicos ao Vale do Silício (EUA), e depois, à Alemanha, onde acompanharam o desenvolvimento da digitalização de 294 cooperativas. Construída pela empresa de soluções de tecnologia Meta e desenvolvida por técnicos das cooperativas, a SmartCoop tem uso em versão para desktop e aplicativo para celular. Voltado para o trabalho de campo, permite alimentação off-line, driblando um dos grandes entraves das propriedades rurais brasileiras que é o fraco sinal de internet em áreas rurais.

A SmartCoop integra em uma mesma plataforma centenas de dados que alimentam e orientam todos os processos de gestão de uma propriedade rural, do apoio comercial à assistência técnica (ver box). Ao aderir, o produtor passa a receber, em tempo real, atualizações de dados que alimentam um grande banco de inteligência artificial em que decisões essenciais são tomadas de modo a otimizar a competitividade da produção primária. Por exemplo, uma previsão meteorológica de chuva processada no sistema pode acionar ou travar uma aplicação de defensivo, aumentando a efetividade da aplicação dos recursos. Por outro lado, um diagnóstico por imagem da produtividade da soja via satélite em determinado talhão pode ajudar o produtor a manejar seu solo. Agilidade que pode significar ganhos reais para o produtor, uma vez que, de posse dos dados, pode melhorar sua rentabilidade.

Fonte: Setor de Comunicação e Jardine Comunicação

Postado em 29 abril 2021 16:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop