ESPUMOSO – Exame rápido aponta para primeiro caso autóctone de Dengue no município

Postado em 02 abril 2020 14:18 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Um homem de 30 anos que estava com quadro suspeito de Dengue em Espumoso positivou para a doença em um exame rápido realizado na manhã desta quinta-feira, 02, no Hospital Notre Dame São Sebastião.

Residente na Rua Doutor Flores, no Bairro Centro, ele começou a sentir os sintomas no domingo e desde então apresentou dor de cabeça intensa, febre, dor no corpo, cansaço, náuseas e vômito.

O mesmo chegou a ser atendido no Posto Central de saúde e medicado, porém alertado sobre a necessidade da realização do exame para testagem da doença, o qual foi feito nesta manhã e apresentou resultado positivo no teste rápido.

A grande preocupação é que o espumosense não viajou para fora da cidade nas últimas semanas, o que caracteriza que esse caso é o primeiro autóctone (contraído dentro do município) de dengue na cidade e o terceiro no geral. Outras duas pessoas já haviam sido confirmadas com a doença na cidade, porém todas contraíram em outros estados.

A secretaria de saúde está monitorando o paciente e espera a chegada o resultado do exame definitivo que foi enviado para o Laboratório Central do Estado (Lacen).

O município vive um alerta máximo para a Dengue devido ao fato de a quantidade de focos do mosquito Aedes aegypti, ser muito grande e a presença dos mosquitos ser maciça na cidade.

A secretaria de saúde deverá produzir um alerta para a comunidade e aprofundar a fiscalização em casos que não cumprem com as medidas de limpeza e conversação de pátios, situação que possibilita a proliferação do mosquito através de criadouros.

A secretária de saúde Marileisa Valandro lembra da importância do comprometimento da população na luta para diminuir os criadouros do Aedes. “Precisamos que todos cuidem de suas casas, seu jardim, não deixando nada que acumule água e possa se tornar um possível criadouro. A limpeza de vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, recipientes pequenos como tampas de garrafas, copos plásticos, tampinhas de refrigerante e o grande diferencial neste momento”. afirmou.

Medidas de prevenção contra o mosquito
A transmissão da dengue ocorre pela picada do Aedes aegypti. O inseto tem, em média, menos de um centímetro de tamanho, é escuro e com riscos brancos nas patas, na cabeça e no corpo. Para se reproduzir, ele precisa de locais com água parada, que é onde ele deposita os ovos. Por isso, o cuidado para evitar a sua proliferação busca eliminar esses possíveis criadouros, impedindo o nascimento do inseto. Entre as medidas, recomenda-se:
– Tampar caixas d’água, tonéis e latões;
– Guardar garrafas vazias viradas para baixo;
– Guardar pneus sob abrigos;
– Não acumular água nos pratos de vasos de plantas e enchê-los com areia;
– Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises;
– Manter lixeiras fechadas;
– Manter piscinas tratadas o ano inteiro.

Os principais sintomas da dengue
– Febre alta (maior que 38.5°C), de início abrupto e que dura entre 2 e 7 dias;
– Dores musculares intensas;
– Dor ao movimentar os olhos;
– Mal-estar;
– Falta de apetite;
– Dor de cabeça;
– Manchas vermelhas no corpo;
– Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Clic Espumoso

Postado em 02 abril 2020 14:18 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop