ESPUMOSO – Escola realizou apresentação em Campo Comprido

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Emilio Henrique Schmitt, localizada em Campo Comprido, a localidade mais distante da sede do município de Espumoso tem como Diretora Marcia Schmitt Ortiz e como Coordenadora Pedagógica Karine Cardoso da Rocha Acco. Tem 132 alunos matriculados e o quadro funcional é composto de 19 professores e 3 funcionários.

Este educandário orgulha-se por desenvolver um trabalho diferenciado onde são desenvolvidos vários projetos, entre eles: projeto “Todos os dias Lendo, Aprendendendo e Crescendo”, dentro do Programa “A União faz a Vida”, Projeto da Hora Cívica, Projeto das Datas Comemorativas, Projeto da Limpeza e Organização da Sala de aula e, o que mais tem estado em destaque no Município e arredores é o projeto da Banda Fênix, onde a música é considerada uma fonte de energia e motivação que eleva a autoestima, colaborando no controle emocional, na aprendizagem, impulsionando o educando a tornar-se melhor como cidadão.

Ter uma Banda Cívica era um sonho presente nos ideais da comunidade de Campo Comprido, sendo no ano de 1974, quando Terezinha Lurdes Schmitt atuava na direção foram adquiridos 2 tambores e realizado os primeiros desfiles na comunidade.

Assim, o sonho de retomar aquele projeto de formar uma nova banda começa a fluir e como diz Roberto Shinyashiki: “Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado” de um sonho compartilhado com um grupo de pessoas em 1998 ressurge a Banda Marcial Fênix, a qual a cada ano apresenta-se com novo brilho e atuação.

Usando sempre de muita criatividade a Banda conta com o trabalho dos instrutores: Orlei Borges de Oliveira, Mára Lenir Vaz Textor, Aristeu Pereira e Ananda Paz.

A banda é composta por 52 integrantes, sendo alunos e ex-alunos desta escola e conta também com a parceria do município de Jacuizinho, sendo o corpo coreográfico da Banda Fênix formado pelo Grupo Cultural de Jacuizinho. Apresenta repertório variado a disposição de qualquer apresentação que seja solicitada em eventos locais e regionais.

Neste ano a Banda Marcial Fênix estreou uniformes e instrumentos, por isso a equipe diretiva, instrutores e todos integrantes e envolvidos com a Banda agradecem o apoio dado pela Secretária de Educação de Espumoso, Maria da Graça Ortiz e em seu nome, toda equipe da SMECT e administração municipal pelo uniforme recebido e instrumentos e a Secretária de Educação de Jacuizinho, Maria Verônica da Costa, e em seu nome, toda equipe da SMECD e administração municipal pela roupa e bandeiras da parte coreográfica. Estas secretárias colaboraram para abrilhantar a apresentação desta banda através de uma parceria entre estes dois municípios, demonstrando que onde as mãos se unem para crescer, certamente há um novo renascer.

No dia 28 de setembro, a equipe da E.M.E.F.Emilio Henrique Schmitt organizou uma apresentação para a comunidade local, realizando uma apresentação de todos os projetos realizados neste educandário.

A diretora da escola, Marcia Schmitt Ortiz, agradeceu a todas aquelas pessoas que levaram o projeto da Banda adiante. Pois foi com a parcela de muitos administradores que hoje a Banda Fênix tem todo este sucesso e, também sem esquecer-se da importância do trabalho realizado também dentro da sala de aula pelos demais professores da escola e administração municipal atual que participa ativamente para o enriquecimento da educação desta escola.

Acreditar, ver, fazer, acontecer, são verbos conjugados diariamente pelo grupo de pessoas que formam esta escola, mudando o dia a dia e a história de vida de muitas crianças do interior deste município.

(Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Espumoso)

Compartilhe: