ESPUMOSO – Cotriel modernizou seu sistema de informatização

No final de 2011 a Cotriel iniciou um projeto visando a melhoria do seu sistema de informatização, responsável por realizar todas as rotinas dentro da Cooperativa, tais como: controle de estoque, emissão de notas fiscais, controle da produção agrícola, etc. Na busca por uma evolução do referido sistema, foi realizado um estudo para identificar qual a melhor opção para isso, se deveria ser mudado o banco de dados utilizado atualmente ou comprar um sistema totalmente novo. Nesta análise, foi definido que a melhor opção era adotar a mudança do banco de dados, pois seria a solução de menor impacto na rotina dos usuários e de menor custo de implantação. Assim, em maio de 2012 foi assinado um contrato com a empresa Zim Technologies do Brasil Ltda, responsável pelo banco de dados utilizado no Sistema Cotriel, e em agosto de 2012 foi iniciado o projeto para migrar do Sistema Zim para o Oracle.

Ao longo de um ano, as equipes técnicas da Zim no Brasil (Lívio Taufer, Fernando Camargo e José Antônio) e no Canadá (Alexandre Macedo), juntamento com a equipe da Cotriel (Alessandra Santos, Rogério Petter, Lucir Soletti, Dualcei Oliveira, Marcelo Rockenbach e Viviane Petter) e o DBA Oracle Cláudio Palha, trabalharam em conjunto para adaptar e homologar as alterações feitas no sistema.

O trabalho de adaptação, que compreendeu todo o Sistema Cotriel, o qual conta com 1300 programas, consistiu na adaptação de 845 programas, onde uma parcela foi adaptada pela equipe da Zim e outra pela própria equipe da Cotriel, sendo que todos os programas adaptados foram revisados e testados. Neste processo, os usuários do sistema também foram chamados a participar, realizando testes em uma versão do sistema já adaptada.

Alguns dos ganhos obtido com esta mudança são: mais agilidade nas operações feitas pelo sistema nas consulta de informações e emissão de notas fiscais, possibilidade para a evolução do sistema permitindo a integração com módulos e/ou sistemas prontos, aumento da confiabilidade do sistema através do uso do banco de dados Oracle, entre outras.

Desta forma, a Cotriel se coloca em um novo patamar em termos tecnológicos, permitindo que o sistema utilizado em toda a sua rotina diária possa dar sustentação à evolução que o mercado vem exigindo, garantindo que a Cotriel continue sendo uma cooperativa voltada para o associado, mas olhando sempre para o futuro.

(Assessoria de Comunicação – Cotriel)

Compartilhe: