Proprietário é produtor em Augusto Pestana que é cliente há cerca de quatro meses. Média dos animais aumentou de 18 para 22 litros por vaca.
De 30 de setembro a 04 de outubro, foi realizada durante a 12ª Fenatrigo, de Cruz Alta, mais uma edição do Concurso Leiteiro e da Exposição Morfológica. Destinado às raças Jersey e Holandês, a premiação consistiu em avaliar através de vários processos de ordenha, que eram precedidos também do esgotamento dos tetos, o desempenho da produção leiteira por animal.
Os animais são do produtor e cliente da Cotriel, Ederson Gehrcke, de Augusto Pestana, que começou a adquirir as rações da linha Animax há pouco mais de 120 dias e com este tempo de preparação já começou a colher os primeiros frutos, obtendo 1º e 2º lugar nas categorias Jersey e adulta e Jovem, sendo que a vaca do produtor foi a grande campeã, conquistando o primeiro lugar geral deste setor da Feira.
Segundo o representante de vendas externas de rações da Cotriel, Jacson de Oliveira, o acompanhamento do produtor, que possui em seu plantel 65 vacas em lactação apenas da raça Jersey, é feito de forma personalizada: “Quando ele passou a comprar as rações Animax, nos propôs que fizéssemos uma formulação específica para o concurso leiteiro da Fenatrigo. Aceitamos este desafio e, graças à qualidade das rações da Cooperativa e a parceria com as empresas Buenas Nutrição Animal e Agility Produção Animal que são representadas Médico Veterinário Tiago Monteiro é que foi possível ele obter este reconhecimento em nível estadual. Neste período que estamos atendendo ele, a produção média por vaca saltou de 18.8 para 22,9 litros por animal, o que é um ganho significativo e mostra a seriedade que Cooperativa trata todos os seus clientes”, ressaltou.
O gerente do departamento de produção animal da Cotriel, Cláudio Antunes, em seu enfoque lembrou que o resultado obtido na Fenatrigo é devido à política de fomento, realizada há mais de três anos para todos os produtores da área da Cooperativa e que, aplicada a um cliente externo proporciona os mesmos resultados, bastando acreditar e comprar a tecnologia, da qual faz parte esta ideia de acompanhamento personalizado: “Esta qualidade está à disposição de todos os nossos associados, que tem liberdade de conversar com nosso departamento na Sede e Unidades. Voltada à produção com qualidade e agilidade, focamos o trabalho em três linhas de rações: a Máxima, Essencial e Manutenção. Hoje mesmo com o aumento dos preços dos principais insumos usados em nosso produto, que são o farelo de soja e o milho, temos trabalhado com esta formulação específica voltada à cada propriedade, pois entendemos que o produtor precisa baixar custos, mas sem prejudicar os animais.
Cláudio encerra dizendo que, no caso do produtor de Augusto Pestana, foi utilizada uma ração de 16% de proteína, que se torna viável pois ao contrário das que possui 20, 22 e 24% diminui a necessidade de utilizar o farelo de soja. “Evidentemente que o sucesso dele deu-se também pela boa qualidade da pastagem de aveia e azevém Baqueano, no qual os divide em três piquetes nos quais larga as vacas pela manhã, à tarde e à noite, suplementando silagem e fornecendo bons níveis de proteína, podendo suplementar com rações de custo baixo a alimentação das vacas, o que confirma que um conjunto completo de alimentação e pasto gera bons resultados ao produtor”, disse.
(Assessoria de Imprensa da Cotriel)