ESPUMOSO – Ata da 3173ª Sessão Ordinária do 17º Período de 2023

Postado em 02 novembro 2023 10:07 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
ATA Nº. 3173
DATA: 01/11/2023
HORÁRIO: 18:15 horas
LOCAL: Plenário Agostinho Somavilla
VEREADORES PRESENTES
Bancada do MDB: Claudete Cavalheiro
Bancada do PDT: Anderson Cavali, Celito Antônio Parisotto, Dayana Soares de Camargo, Dirceu Salvador da Silva Vieira, José Carlos Mehring e Natália Strelow.
Bancada do PP: Jadir José de Oliveira e Leonardo CominAberta a Sessão Ordinária pelo Presidente, foi requerido que a Secretária Geral procedesse com a leitura das correspondências recebidas.

ATAS:

01) Ata da 3172ª Sessão Ordinária do 17º Período de 2023, que “Sessão Ordinária realizada no dia 30 de outubro de 2023”. APROVADA POR UNANIMIDADE
EXPEDIENTE DO PODER LEGISLATIVO:
02) DECRETO LEGISLATIVO N.º 032/2023, que “ALTERA A REDAÇÃO DO DECRETO LEGISLATIVO Nº 014/2023”. LIDO NA SESSÃO03) REQUERIMENTO N° 0026/2023 (Anderson Cavali), que “ENVIO DE OFICIO AO DAER REQUERENDO A INSTALAÇÃO DE REDUTOR DE VELOCIDADE”. APROVADO POR UNANIMIDADE

Com a palavra o Vereador Anderson Cavali: Senhor Presidente, colegas vereadores, fui procurado, então, por vários, várias pessoas e contribuintes e empresas daquele local lá. Mais uma vez informando da extrema importância e necessidade do Governo do Estado, do Órgão do Estado, né, do DAER. Se eu não me engano acho o ano passado, ou no ano retrasado, a vereadora Claudete já tinha feito uma solicitação dessas, inclusive, né, anexei junto aqui no protocolo da sua resposta, mas até agora muitas vidas ali, né, algumas vidas foram ceifadas ali e há vários acidentes no local, as pessoas, elas, as empresas têm câmeras de monitoramento, inclusive, hoje mesmo quase houve um acidente de grandes proporções naquele local. Então, a gente pede pra gente não vir só aqui pedir e não dá em nada os pedidos, né colega Dirceu. A gente pede, então, a colaboração dos colegas, que seja enviado e além desse envio pro Governo do Estado a gente vai entrar em contato, também, com os nossos representantes lá dos deputados para que ajude nós aqui para que mais vidas seja impedidas e mais acidentes não aconteçam. Para que o Governo, o DAER dê uma atenção especial a nossa rodovia e coloque o redutor de velocidade com urgência antes que mais desgraças venham acontecer no município. É isso que a gente pede, a colaboração dos colegas. Seria isso, obrigado, Presidente.

Com a palavra o Vereador Leonardo Cominpara colaborar em linha com o que o vereador Anderson coloca, de fato é uma demanda latente aí e existe um protocolo desde o ano passado no DAER. Foi feito pessoalmente lá em Porto Alegre por mim e eu devo ter isso registrado. Então, para colaborar eu devo compartilhar com a secretaria da casa, acredito, para que se anexe, complemente, se tiver alguma informação a mais ou menos para ganhar força também e de fato a gente tem atendido e não fique só na solicitação.

Com a palavra a Vereadora Natália StrelowBoa noite senhor presidente e colegas vereadores, a imprensa que se faz presente nessa noite. Importante requerimento, então, do colega Anderson. Muito pertinente esse pedido, porque a comunidade sim nos procura e pede providências em relação a isso. Acredito, também, que seja muito proveitoso que a gente faça uma viagem, então, até Porto Alegre, também, no setor do departamento do DAER e peça, pessoalmente, então esse pedido ao setor responsável. Me coloco à disposição também para que isso possa ser feito tão breve essa viagem a Porto Alegre, então. Muito obrigado.

Com a palavra o Vereador José Carlos Mehringinfelizmente observa-se, hoje, nas linhas do Estado que trabalham, colegas vereadores, e importante que a sociedade, os internautas e a imprensa aqui presentes nessa noite trabalho, com estatísticas, com índices. Precisa acontecer fatos, infelizmente, para ver tomada de providência. Tivemos aqui reunião com o Conselho Municipal de Trânsito, Órgãos de segurança, Delegado de Polícia, vereadores que fizeram presente e, infelizmente, não depende de nós, mas que bom que a sociedade nos procura, porque nós não somos somente, eu espero, aquele elo político de campanha, mas também a confiança que o contribuinte tem em nós. Mas nós vimos que, infelizmente, a consideração do Estado ela é em cima de índices e estatísticas. E aí eu falo em vidas, vidas para poder ser considerado, infelizmente, mais acidentes e acidentes, ou atos violentos, entendeu? Então, eu acho que, às vezes, é lamentável nós estarmos aqui, mas que bom que estamos discutindo aqui hoje e te parabenizo, Anderson, por esse requerimento. Demonstra a força do Legislativo. Esse primeiro elo da política que está sempre diretamente com a sociedade, envolvido, diferente dos políticos que vêm somente nos períodos de campanha. Nós não, somos diferentes. Então, acho que esse requerimento tem que ser enviado. E como tu falou, foi muito assertiva, Vereadora Natália. Nós temos que, sem sombra de dúvida, irmos, pelo menos estamos fazendo, estamos brigando. Saber que é enxugar gelo, pode ser, mas quem sabe muda-se de ideias. Então, levando esses demonstrativos dos riscos, das empresas, ainda, também, do fluxo de veículos que acredito que isso também seja contabilizado para ser instalado esses redutores de velocidade. Temos vários, vários locais que na 223, além dos bairros ali que pertence a Tapera, Vila Paz que tem bastante movimento, também, tem essa situação. Nós temos na Volta Alegre, na legislatura passada fiz audiência em Volta Alegre. Fiz requerimento nessa Casa e a mesma história de sempre. Então, é lamentável, mas pelo menos aqui é demonstrar para a imprensa, para a sociedade que nós estamos fazendo a nossa parte. Estamos atendendo o pedido do cidadão.

04) MOÇÃO N° 0005/2023 (Anderson Cavali), que “MOÇÃO DE APOIO A VALORIZAÇÃO SALARIAL AOS POLICIAIS MILITARES ESTADUAIS”.  APROVADA POR UNANIMIDADE

Com a palavra o Vereador Anderson Cavali: Senhor Presidente, colegas vereadores, mais uma vez, então, venho aqui apresentar essa Moção 05/2023, valorização dos policiais militares da classe da Segurança Pública que é o que a gente, desde o início do mandato, representa e luta aqui nessa casa e vamos sempre fazer isso. Então, a gente vê que desde o governo do seu Tarso Genro que tivemos melhorias com a segurança pública de tempos de perda, né. Depois de lá passou o José Sartori, um mandato, passou Eduardo Leite, agora novamente Eduardo Leite, de novo, e a gente não vê melhorias da Segurança Pública. Assim, nessa questão, é valorização salarial, né, daqueles que tanto merece, tanto lutam pela nossa segurança pública. Inclusive, quem tem a caneta na mão tem que, tem que assinar isso aí. Quando tá nos apuros também tem que ligar para segurança pública, né. Então, a gente pede a solidariedade daí, né então, mais de 30%. Esse índice de inflações aí que acontece na segurança pública, especialmente, da Brigada Militar. Então, a gente pede para que o governo tenha uma sensibilidade, né, e estuda uma possibilidade aí de fazer essa reposição para aqueles que tanto merecem, trabalhando para segurança de toda a população gaúcha. Seria isso, peço apoio e aprovação de todos os colegas. Tenho certeza que isso vai acontecer. Muito obrigado a todos.

Com a palavra o Vereador José Carlos Mehringlhe parabenizo, nesse momento, como presidente desta Casa, sempre destacando que esta Casa é parceira da Segurança Pública de uma forma geral. Se comprometemos desde o primeiro ano que entramos nesta Casa a fortalecer esses laços através de audiências, levando as nossas reivindicações de mais efetivo, de melhorias como: viaturas e armamentos. Estamos aguardando aí, cabe destacar também, recursos do CONSEPRO. Então, acho que mais que justo, na verdade, colega Vereador Anderson, de todos os colegas, todo o sistema público, de uma forma geral, ele está com seu salário defasado. Houve, a não muito tempo atrás, aí manifestações contra, inclusive, ao sistema público, ao servidor público, mas como tudo bem falaste, na hora que a coisa aperta, temos que apertar o 190. Que nem na mesma situação do SAMU, situações de emergência é 192, bombeiros 193. Então, ninguém vive hoje, nenhum cidadão, nesse país, vive sem um sistema público. Cabe destacar isso aí que tem que haver sim uma valorização de forma de remuneração salarial de acordo para também poder sustentar suas famílias. Obrigado aí pela sua Moção. Agradeço em nome desta Casa.

05) PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N° 0006/2023 (José Carlos Mehring; Anderson Cavali; Natália Strelow; Celito Antônio Parisotto; Dayana Soares de Camargo; Dirceu Salvador da Silva Vieira), que “HOMENAGEM  AO GRUPO DE ATLETAS FUTSAL FEMININO (GAFF).”. BAIXADO PARA COMISSÃO GERAL DE PARECERES

EXPLICAÇÕES PESSOAIS
Não houve explicações.
COMUNICAÇÕES DE LÍDERES
Não houve manifestação.Nada mais a tratar, o Presidente, José Carlos Mehring, declarou encerrada a presente Sessão Ordinária.

Postado em 02 novembro 2023 10:07 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop