ESPUMOSO – Após nova aprovação em Consulta Popular, Projeto de Pronto Socorro é entregue na Coordenadoria de Saúde

Um encontro na 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, em Passo Fundo, marcou o primeiro passo rumo à realização de um grande sonho da comunidade regional do Alto da Serra do Botucaraí: a construção de um Pronto Socorro Regional, em Espumoso. Depois de ter sido aprovado por dois anos consecutivos na Consulta Popular, o projeto agora segue trâmites formais na busca de aprovação das verbas necessárias junto ao Governo Estadual.

Na segunda votação, a prioridade obteve ainda mais votos populares que na do ano anterior. Com isto, houve o entendimento da Coordenadoria Regional de que realmente é um anseio da população e uma necessidade regional. O Pronto Socorro Regional funcionará junto ao Hospital Notre Dame São Sebastião, em Espumoso.

O delegado da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, Lauri DeCarli, em encontro realizado com o Coordenador Funcional dos Coredes, Rodrigo Oscar Roman, o coordenador administrativo e financeiro da Rede de Hospitais Notre Dame, Rafael Scolari, e com a diretora deles, Irmã Silvania Ioner, garantiu dar prosseguimento ao processo, dentro das suas competências.

Orçado em 4,5 milhões de reais, o Pronto Socorro Regional funcionará em anexo ao Hospital Notre Dame São Sebastião, com atendimento de Urgência e Emergência. O projeto, com área 1.500 m², prevê salas para: posto policial, assistente social, espera, avaliações, emergência, observação e equipe técnica do Samu.

A função do Pronto Socorro de um hospital, como o próprio nome diz, é atender pacientes em situações de risco eminente de vida, como acidentados, suspeita de infartos, derrames, pneumonia, fraturas, entre outras complicações. Atualmente, o Hospital Notre Dame São Sebastião conta apenas com serviço de Pronto Atendimento, pois não há um local adequado para atender pacientes em Urgência e Emergência.

Desta forma, o Pronto Socorro junto ao Hospital Notre Dame São Sebastião beneficiará as comunidades de Espumoso, Victor Graeff, Tio Hugo, Nicolau Vergueiro, Ibirapuitã, Mormaço, Alto Alegre, Campos Borges, Jacuizinho, Lagoão, Gramado Xavier, Barros Cassal, Fontoura Xavier, São José do Herval, Itapuca e Soledade, que, atualmente, deslocam-se para centros de saúde do norte do Rio Grande do Sul, quando precisam dos atendimentos de Urgência e Emergência.

Compartilhe: