ESPUMOSO – Agricultura de precisão da Cotriel ultrapassa os 49 mil hectares

Postado em 18 fevereiro 2020 06:07 por jeacontece
15.292.411/0001-75

A Agricultura de Precisão Cotriel, Programa Elite tem se revelado de extrema importância para os associados de toda a área de abrangência da Cooperativa. O técnico agrícola Edival Winck, responsável pelo setor e o engenheiro agrônomo Evandro Schmatz, que trabalha na área apresentaram no último dia 06 para associados e técnicos, durante o Circuito Banco do Brasil, os números da ferramenta implementada pela cooperativa desde 2008.

Ao comentar o surgimento do sistema e sua evolução, Edival enfatizou que desde 2013 quando passou a trabalhar com a empresa Apmax Latina no formato zonas de manejo, ao invés do grid quadriculado a área cresceu significativamente: No grid a coleta é feita de hectare em hectare, pois do ponto central até o próximo ponto são 100 metros, o que pode acabar escondendo algum ponto cego no qual não se consegue aferir com clareza a variabilidade.

Quando se começou a trabalhar com o zonas manejo essa dúvida acabou, pois através de mapas de produção real via satélite, com o trabalho na área nos dá com exatidão os pontos onde está verde, que significa alta produtividade, amarelo média e vermelho, baixa produtividade do talhão, destinando exatamente a quantidade de nutrientes onde é preciso que sejam aplicados, evitando desperdício e em alguns casos retirando a necessidade de aplicação de uma taxa variável expressiva de calcário.

O sistema passa por mais uma evolução a partir de agora onde o setor de AP e departamento técnico teremos a opção de gerenciar o talhão durante o ciclo da cultura, comparando com imagens de anos anteriores, em tempo real com seu próprio Smartphone identificando e avaliando, registrando e compilando várias informações as quais é possível analisar o que realmente está impactando no gerenciamento geral, na minha cultura, na produtividade e em cima desses dados é possível tomar decisões e realizar a interferências no local que necessita, sendo esse o ponto de partida”, afirmou.

O técnico encerra dizendo que a Cooperativa e os produtores estão sempre em busca de novidades na área de agricultura de precisão: Com os grids conseguíamos fazer 16 mil hectares e em sete anos dobramos para 33 mil hectares usando esta zona de manejo. Atualmente temos em toda a nossa região uma área assistida de 49.177,40 hectares. No momento que o produtor entende a importância do sistema na sua área e compra a ideia, é que temos o sucesso da agricultura de precisão. Hoje com a agricultura 4.0, onde o drone tem cada vez mais funções, o GPS é item básico em qualquer máquina agrícola e temos um bom compilamento de dados e sensoriamento remoto, estamos buscando um novo sistema ainda mais moderno e inovador para o nosso associado”, finalizou.

Postado em 18 fevereiro 2020 06:07 por jeacontece
15.292.411/0001-75

NOTÍCIAS RELACIONADAS


Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop