Na última quarta-feira, 25 de outubro, por volta das 19h15 até às 20h, os acadêmicos do curso de Bacharelado em Gestão Ambiental, pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), unidade Alto da Serra do Botucaraí/Soledade – RS, ministraram uma palestra junto ao Hospital Notre Dame São Sebastião, em Espumoso, na qual foi abordada a questão dos resíduos sólidos, com ênfase na importância e conscientização de seu descarte devidamente correto, dando uma abrangência significativa nos resíduos sólidos de saúde dentro da hospital. Na oportunidade foi mostrando para a instituição hospitalar os resultados atingidos com os estudos práticos realizados desde março do ano de 2017 nas dependências da casa de saúde e do conhecimento bibliográfico acadêmico estudado pelos quatro universitários.
O primeiro projeto elaborado pelos acadêmicos de bacharel em gestão ambiental, Gustavo Maciel da Silva, Luzia Camargo, Luiz Antônio Nicolodi Vivian e Marina Zambiazzi, sob orientação da professora Dra. Daniella Muller de Lara, decorreu no primeiro semestre de 2017, no que diz respeito á elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde (PGRSS), nesse momento realizou-se um diagnóstico do atual modo de gerenciamento dos resíduos sólidos produzidos no ambiente hospitalar, e desde então estudaram-se maneiras de contribuir com a entidade para melhorias no sistema de gerenciamento. O segundo projeto desenvolvido foi enfatizado em uma fase do sistema de gerenciamento, no qual foram avaliadas as classes de resíduos geradas e a forma mais adequada para seu armazenamento, tratamento e disposição final.
Finalizando as atividades dos projetos, os acadêmicos ministraram a palestra sobre Resíduos Sólidos no Ambiente Hospitalar, abordando um panorama nacional sobre a geração e coleta dos Resíduos Sólidos Urbanos e Resíduos Sólidos de Saúde demonstrando a relevância ambiental, social e econômica, moldada nos três pilares da sustentabilidade, onde de fato, um adequado gerenciamento dos resíduos produzidos reflete no nosso meio. Os trabalhos ainda continuam, com aprimoramento e desenvolvimento do que ainda poderá ser melhorado. A instituição mostrou-se parceira e agradecida pela troca de informações conjunta de ambos, ou seja, uma parceria que deu certo e mostrou resultados contínuos, integrando a universidade e a instituição hospitalar.