O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no Rio Grande do Sul, dom Zeno Hastenteufel, classificou de grande reviravolta da igreja Católica a escolha de um papa latino-americano. Conforme ele, o cardeal Jorge Mario Bergoglio é um nome de grande expressão na América Latina. Pouco depois das 16h (horário de Brasília) ele foi anunciado como novo Pontífice.
Para o bispo auxiliar da Cúria Metropolitana de Porto Alegre, dom Jaime Splenger, a eleição de um cardeal do continente foi uma surpresa muito grande. De acordo com ele, são vários os desafios que se apresentam à igreja. O bispo citou o que denomina de “fenômeno da mudança de época”, que atinge a forma de compreender a vida e tudo o que diz respeito a ela.
Às 16h06min, uma hora após a fumaça branca, as luzes da sala de onde o Papa surgiu foram acesas. O anúncio oficial – a célebre frase “Habemus papam” – foi feito pelo presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Interreligioso, cardeal protodiácono francês Jean-Louis Tauran. O novo Papa apareceu diante dos féis na varanda da Basílica de São Pedro.
Bergoglio é considerado um conservador moderado e mostrou uma forte oposição à legalização do casamento gay na Argentina em 2010. O religioso da ordem Companhia de Jesus é arcebispo da Arquidiocese de Buenos Aires desde 1998 e foi promovido a cardeal em 21 de fevereiro de 2001 por João Paulo II.
Correio do Povo