Esclareça suas dúvidas: quem pegou Covid-19, em quanto tempo poderá doar sangue?

A chegada da pandemia da Covid-19 trouxe repercussão em todos os setores. Entre eles, está o da doação de sangue, com a preocupação das pessoas interessadas em contribuir com os hemocentros e bancos de sangue.

Porém, há que se compreender que todas as ações são adotadas visando à segurança de quem vai doar. O abastecimento de sangue é fundamental durante todo o ano.

Nada impede que uma pessoa que foi contaminada pela Covid-19 possa doar. De acordo com a responsável técnica da Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo, Dra. Cristiane Rodrigues de Araújo, a orientação é que isso ocorra após trinta dias de se confirmar a condição de curado por parte do paciente. Ela participou do quadro Saúde em Debate do programa Comando Popular, da Rádio Planalto News.

Especialistas em saúde orientam para quem teve contato com alguém com diagnóstico comprovado de contaminação, nos últimos 30 dias, de que passe 14 dias sem doar, contados a partir do último dia de contato. Se você voltou recentemente de algum país com transmissão local e casos confirmados da doença, você estará inapto para doar também por um período de 14 dias, contados a partir do dia da chegada da viagem.

Rádio Planalto

Compartilhe: