ERNESTINA – Solenidade encerra Curso de Qualificação das MPEs de Ernestina

Por três meses, em encontros praticamente semanais, 25 empresários ernestinenses participaram de um curso de qualificação das micro e pequenas empresas promovido pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura Municipal, Acipae – Associação Comercial, Industrial, de Prestações de Serviços e Agropecuária de Ernestina – e os próprios empresários. Na noite da última quinta-feira (27), em solenidade no Salão da Comunidade Católica do município, foram entregues os certificados de conclusão do curso, momento de confraternização no encerramento das atividades. Além dos empresários, participaram do evento o prefeito do município, Odir João Boehm, a técnica de atendimento do Sebrae da Regional Planalto, Ana Paula Stefanello, o vice-presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Arno da Silva, o diretor da Acipae, Sebastião Portella, a nova presidente eleita da Acipae, Luciane Dapper, e o chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal e agente de desenvolvimento, André Bueno, entre outras lideranças locais.

O objetivo da parceria com o Sebrae é oportunizar aos empresários o aperfeiçoamento do negócio, a fim de contribuir para a evolução através da melhoria no gerenciamento e maior profissionalização. O curso foi composto por palestras, oficinas de finanças e marketing, e assessorias individuais sobre gestão de negócios. Para Bueno, os resultados foram muito positivos. A conclusão reflete a avaliação visível em um gráfico que analisou um questionário respondido pelos empresários participantes do curso. “Desde 2013, mais de 20 novos empreendedores formalizaram seus negócios. Este número em um pequeno prazo de tempo somado a outras ações, como a implementação da Lei Geral das MPEs (Micro e Pequenas Empresas) em 2014, mostra o nosso esforço em valorizar o comércio local. Somos, entre os municípios da região, um dos que mais promovem ações com o Sebrae em benefício aos micro e pequenos empresários”, comemora Bueno.

Esta já é a oitava ação possibilitada pela parceria entre a Prefeitura Municipal e o Sebrae. O objetivo é estreitar os laços entre o Executivo e os empresários locais, aproximando-os do município, fortalecer e incentivar o comércio local. Durante o curso, por exemplo, os empresários receberam informações sobre o processo de compras governamentais, para que possam preparar-se para vendas à prefeitura, um dos grandes compradores no município. É preciso estar com a documentação adequada à lei e todas as exigências foram repassadas nas aulas do curso. “Queremos comprar no município tudo o que for possível”, pontua o prefeito. Atualmente, a prefeitura municipal promove cerca de 70% das compras no município, entre material de expediente, merenda escolar, combustível e conserto de máquinas, entre outros itens. O objetivo da administração municipal é ampliar para no mínimo 80% em 2015.

(Fabricio Carvalho – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ernestina)

Compartilhe: