ERNESTINA – Sistema de videomonitoramento identifica responsáveis pelos danos à decoração da Praça Municipal

Na última semana, integrantes do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) e do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) iniciaram a decoração natalina da Praça Municipal Norberto Otto Gayger. Pela noite, delinquentes danificaram os ornamentos feitos no local, estourando bolinhas da árvore de Natal, rasgando tecidos utilizados na decoração e arrancando as identificações das árvores adotadas pelo comércio local de Ernestina.

O complexo da academia ao ar livre na Praça Municipal Norberto Otto Gayger, inaugurado em meio às festividades de comemoração do 26º aniversário do município em abril deste ano, possui um sistema de videomonitoramento para zelar pela segurança do patrimônio público local. Além da academia, a população que frequenta o local encontra um espaço multiuso composto por um palco e um ambiente interno, com sala de convivência, banheiros, escritório e almoxarifado. Foram investidos cerca de R$ 190 mil no projeto, recursos oriundos do Fundo Nacional da Saúde.

Todo o local é supervisionado por quatro câmeras de monitoramento cujas imagens são armazenadas em um sistema e podem ser conferidas sempre que necessário, projeto idealizado pela administração municipal, também responsável pelos recursos para a aquisição dos equipamentos. A medida visa dar mais segurança a quem utiliza o espaço e dificultar a ação de criminosos no patrimônio do município.

Os causadores dos danos foram identificados e serão responsabilizados. A equipe do Cras pede que a população auxilie no zelo ao patrimônio público e a decoração de Natal, visto que a intenção é embelezar o município e incentivar nos munícipes o espírito natalino. Um vigia noturno auxiliará no zelo pela segurança da decoração instalada na praça até que os ornamentos sejam retirados após o Natal. Segundo o prefeito do município, Odir João Boehm, a implantação do sistema de videomonitoramento também visa dar mais segurança aos munícipes e inibir a ação de delinquentes.

(Fabricio Carvalho – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ernestina)

Compartilhe: