ERNESTINA – Secretaria da Agricultura inicia distribuição de doses da vacina contra febre aftosa

A Secretaria da Agricultura de Ernestina iniciou na terça-feira (04) a distribuição das doses da vacina contra a febre aftosa. A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Febre Aftosa é dividida em duas etapas. Na primeira, em maio, 100% dos bovinos foram vacinados nas propriedades rurais ernestinenses. Nesta segunda etapa, devem ser vacinados bovinos e búfalos com até 24 meses de idade, imunização que deve ser feita até o fim do mês.

A Secretaria da Agricultura de Ernestina, em parceria com a Emater, está entregando durante o mês as doses em alguns pontos específicos. Além disso, os produtores podem retirar as doses diretamente na Secretaria, localizada no antigo prédio da Prefeitura Municipal. Para isso, devem portar caixa de isopor com gelo para o transporte adequado das doses da vacina. Conforme um levantamento feito pela Secretaria, mais de 440 propriedades rurais que possuem criação de animais estão cadastradas no município – foram consideradas a criação de bovinos, búfalos, suínos, equinos, galinhas e peixes.

No Estado, estima-se que sejam vacinados mais de cinco milhões de animais. A imunização e o registro na Secretaria Municipal da Agricultura são obrigatórios. Os produtores que não cumprirem a norma devem pagar multa correspondente ao número de animais do rebanho não vacinados. A veterinária da Secretaria Municipal de Agricultura, Arieli França, reforça que as duas etapas se complementam, ou seja, uma não substitui a outra.

(Fabricio Carvalho – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ernestina)

Compartilhe: