ERNESTINA – Projeto Sorrindo para o Futuro desponta como ação preventiva em saúde bucal

Postado em 03 novembro 2015 07:14 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Mensalmente, uma equipe da odontologia da Estratégia da Saúde da Família (ESF) da Unidade Básica de Saúde visita as cinco escolas das redes municipal e estadual de ensino ernestinense pelo Projeto Sorrindo para o Futuro. Na EMEI Dr. Orlando Rojas, EMEIEF Educarte, EMEF Osvaldo Cruz, EMEF João Alfredo Sachser e EEEM Raimundo Corrêa, aproximadamente 370 estudantes da pré-escola ao 5º ano estão envolvidos no projeto.

O projeto resulta da parceria entre a Prefeitura de Ernestina e o Sistema Fecomércio-RS/Sesc. Na iniciativa, as crianças recebem materiais didáticos com informações e orientações sobre a saúde bucal, conteúdo a ser trabalhado durante todo o ano letivo, e kits de escovação compostos por escova, creme e fio dental. Uma vez por mês, a equipe de profissionais da ESF formada pela odontóloga Ariane Morin e a auxiliar em saúde bucal Taís Isadora dos Santos visita as escolas, momentos nos quais promovem o acompanhamento e supervisionamento das escovações, e também aplicações tópicas de flúor. Ao lado dos professores, as profissionais da Saúde desenvolvem trabalhos elucidativos a respeito de hábitos saudáveis de alimentação, higiene e saúde bucal.

Resultado do intenso trabalho de orientação nas escolas dentro do Projeto Sorrindo para o Futuro, nas últimas semanas uma ação modelo foi desenvolvida na EEEM Raimundo Corrêa: a professora Deise Zanette Fasolo, educadora do 3º ano do ensino fundamental, promoveu atividades intensas especificamente direcionadas à saúde bucal. “Assim como outras, essa turma de crianças era uma das que mais apresentava deficiência na escovação, ocasionando vulnerabilidade para a doença cárie e outras alterações bucais. A percepção da professora Deise e a compreensão da necessidade de incentivarmos hábitos saudáveis nas crianças, bem como os trabalhos promovidos por ela em sala de aula com os estudantes, são exemplos de atitudes que farão muita diferença na saúde das crianças. A iniciativa da professora resultou em melhoria significante da saúde bucal dos alunos”, contempla a odontóloga Ariane. Através da avaliação contínua, todas as crianças que apresentam alterações na saúde bucal recebem encaminhamentos para que os pais ou responsáveis entrem em contato com a Unidade Básica de Saúde para agendamento de consulta e tratamento.

Outro ponto positivo é reconhecido pela secretária de Saúde e Assistência Social de Ernestina, Adriana Voigt. “Ações como essas, de saúde bucal abordada na escola, são também um trabalho preventivo. Além dos atendimentos, levar informação visando a prevenção mostra-se um caminho importante para a melhoria da saúde da população. Se educarmos as crianças desde cedo sobre a relevância da higiene bucal adequada, elas serão adultos mais saudáveis. A boca é a porta de entrada para outras tantas doenças, e ter trabalhos preventivos em saúde bucal vem mostrando-se uma ação com ótimos resultados em curto, médio e longo prazo”, reitera Adriana.

(Fabricio Carvalho – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ernestina)

Postado em 03 novembro 2015 07:14 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop