ERNESTINA – Produtores devem vacinar rebanho contra febre aftosa

Inicia nesta terça-feira (04/11), a distribuição de vacinas contra a febre aftosa em Ernestina. No Estado, a imunização dos bovinos começa neste sábado, dia 1º de novembro, e segue até o fim do mês. A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Febre Aftosa é dividida em duas etapas. Na primeira, em maio, 100% dos bovinos foram vacinados nas propriedades rurais ernestinenses. Nesta segunda etapa, devem ser vacinados bovinos e búfalos com até 24 meses de idade.

No Estado, estima-se que sejam vacinados mais de cinco milhões de animais. A imunização e o registro na Secretaria Municipal da Agricultura são obrigatórios. Os produtores que não cumprirem a norma devem pagar multa correspondente ao número de animais do rebanho não vacinados. A veterinária da Secretaria Municipal de Agricultura, Arieli França, reforça que as duas etapas se complementam, ou seja, uma não substitui a outra.

A Secretaria da Agricultura de Ernestina divulgou o roteiro de distribuição das doses no interior do município. Além disso, os produtores podem retirar as doses diretamente na Secretaria, localizada no antigo prédio da Prefeitura Municipal. Para isso, devem portar caixa de isopor com gelo para o transporte adequado das doses da vacina. Conforme um levantamento feito pela Secretaria, mais de 440 propriedades rurais que possuem criação de animais estão cadastradas no município – foram consideradas a criação de bovinos, búfalos, suínos, equinos, galinhas e peixes.

Itinerário da distribuição de doses
– Dia 04/11, às 8h: Comunidade Capão do Valo;
– Dia 04/11, às 9h: João Benevenuto, Encruzilhada Muller;
– Dia 04/11, às 10h: Reassentamento 25 de Julho, Três Lagoas;
– Dia 04/11, às 11h: Escola João Alfredo Sachser, Três Lagoas;
– Dia 05/11, às 8h: Santa Cruz, Faxinal;
– Dia 05/11, às 9h: Bar Boi Velho, Faxinal;
– Dia 05/11, às 10h: Escola João XXIII, São Paulo;
– Dia 05/11, às 11h: Comunidade Esquina Penz;
– Dia 06/11, às 8h: Comunidade Linha Tieze;
– Dia 06/11, às 9h, Comunidade Posse Barão;
– Dia 06/11, às 10h15min: Nelson Nickorn, Timbó.

(Fabricio Carvalho – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ernestina)

Compartilhe: