ERNESTINA – Prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais na saúde da mulher

Outubro foi o mês de reforçar as ações em torno da prevenção na saúde da mulher e diagnóstico de doenças como o câncer de mama e de colo de útero, mas é preciso estar sempre atenta. Além da campanha Outubro Rosa, durante todo o ano a Secretaria da Saúde e Assistência Social de Ernestina oferece atendimentos na Unidade Básica de Saúde voltados a prevenção e acompanhamento constante das mulheres que procuram a unidade.

Somente em 2016, de janeiro a outubro, 269 mulheres realizaram exame preventivo de colo de útero através da Secretaria. Também foram encaminhadas para exame de mamografia 109 mulheres acima de 40 anos.

Esses números demonstram o compromisso da equipe da Saúde e da Administração Municipal em oferecer atendimentos e acompanhamentos às mulheres que utilizam os serviços públicos de saúde disponibilizados.

O Outubro Rosa é, para a secretária da pasta, Adriana Voigt, uma oportunidade de reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, mas todas as mulheres precisam estar atentas o ano todo. “Aqui na Secretaria e na nova Unidade Básica de Saúde, destacamos sempre a importância dos cuidados preventivos, como o autoexame, e seguimos trabalhando para oferecer os exames preventivos e mais avançados sempre que necessário.

Prevenir é fundamental, assim como o diagnóstico precoce. Para isso, reforçamos que estar bem informada é imprescindível. Nossa Unidade Básica de Saúde está à disposição de toda a comunidade, assim como todos os profissionais que integram a equipe da Saúde. No caso do câncer de mama, por exemplo, quando diagnosticado no começo, mais de 90% dos casos podem ser curados, e isso representa o quão importante é estarmos atentas e buscarmos atendimento sempre que percebermos alguma alteração nas mamas”, frisa a secretária Adriana.

(Fabricio Carvalho – Assessoria de Imprensa Prefeitura de Ernestina)

Compartilhe: