ERNESTINA – Plano de Mobilização Social do PMSB prevê participação intensa da comunidade

Postado em 09 novembro 2015 07:13 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Integrantes do comitê de representantes da comunidade ernestinense reuniram-se com a empresa Entaal, Engenharia, Serviços de Tratamento de Água e Análises Ltda, de Jacutinga, empresa contratada via processo licitatório para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), na manhã de sexta-feira, dia 30 de outubro, na Câmara Municipal de Vereadores. O encontro foi pautado pela apresentação do Plano de Mobilização Social do PMSB, que define estratégias de comunicação para convocar a população ernestinense a participar e debater a elaboração do plano.

O PMSB determinará como o município irá se portar em relação ao abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e manejo de águas pluviais. Neste primeiro momento, deve ser elaborado um diagnóstico inicial em até dois meses. No prognóstico, serão apontadas fragilidades e pontos fortes destas quatro áreas abrangidas. Após, serão levantadas possíveis soluções para resolver os problemas detectados. Em outro momento, devem ser definidas as metas para viabilizar a resolução dos apontamentos. De acordo com o representante da Entaal, Adones Alan Betiato, a Funasa receberá relatórios de todas as etapas de elaboração do PMSB, método de acompanhamento do processo.

É fundamental a participação da comunidade na elaboração do PMSB, visto que ele será válido pelos próximos 20 anos. “A população deve acompanhar, opinar e contribuir na construção do plano. Além da avaliação do comitê técnico com profissionais da empresa, é imprescindível que a comunidade participe para que possamos ter um levantamento mais preciso possível das particularidades de Ernestina nestas quatro áreas”, ressaltou Betiato.

Presente na apresentação do Plano de Mobilização Social, o prefeito de Ernestina, Odir João Boehm, reforçou a confiança na equipe e a importância da participação de toda a comunidade ernestinense. “Um dos nossos grandes desafios desde 2014 foi ajustar o plano de acordo com as normativas da Funasa. Ele praticamente precisou ser refeito para que, hoje, pudéssemos estar debatendo questões relacionadas ao futuro do saneamento básico de Ernestina. O plano é fruto de muito trabalho da equipe da administração municipal e estamos muito felizes em, hoje, podermos dar andamento a este importante projeto para o município”, comentou Boehm. “Agora, é fundamental que a comunidade de Ernestina participe ativamente da elaboração, opinando e colaborando ativamente”, destacou o chefe do Executivo.

Para que o município possa conseguir recursos para saneamento básico com o governo federal, é fundamental a elaboração e aprovação do PMSB. A próxima reunião de divulgação da elaboração do plano está programada para a próxima segunda-feira (09), às 19h, na Câmara de Vereadores de Ernestina. Todos os encontros serão amplamente divulgados pela empresa, inclusive através dos meios de divulgação da Prefeitura Municipal, como site oficial, página no Facebook e mídias contratadas.

(Fabricio Carvalho – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ernestina)

Postado em 09 novembro 2015 07:13 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop