ERNESTINA – Grupo de Tabagistas auxilia fumantes do município

Postado em 02 junho 2014 07:22 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Desde o início de maio, uma iniciativa da Secretaria da Saúde de Ernestina auxilia munícipes viciados no consumo de tabaco. O Grupo de Tabagistas é um grupo terapêutico para pessoas que desejam tratamento contra o fumo. Até o momento, devido a crescente procura, o projeto já possui dois grupos que encontram-se em dias e horários distintos.

O projeto está sob a coordenação da psicóloga Esther Silvestrin e do médico psiquiatra Santiago Perez, colaboradores da UBS. Nos encontros, além dos idealizadores, outros profissionais também explicam aos participantes os efeitos causados pelo consumo de tabaco e apresentam medidas necessárias para o tratamento. Na terça-feira (20), o odontologista da UBS, Cristopher Berwig, explanou sobre as implicações do fumo na saúde bucal. Os encontros são semanais, em dias e horários alternados, que buscam abranger o maior número de pacientes possível.

“Pela grande procura, percebe-se o alto índice de tabagistas, o que não é exclusivo do nosso município, mas sim uma realidade nacional. Ao considerarmos essa situação e as implicações graves causadas pelo uso do tabaco, como doenças pulmonares, desenvolvemos o Grupo de Tabagistas e, se considerarmos a procura crescente, percebemos também um interesse da população no tratamento”, relata a secretária de Saúde, Adriana Voigt.

Neste sábado, 31 de maio, comemora-se o Dia Estadual de Luta Contra o Câncer Bucal e o Dia Mundial Sem Tabaco. Conforme dados divulgados pelo Inca – Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva –, o câncer bucal é o 7º em ocorrência no Brasil. Estima-se que até o fim do ano sejam detectados mais de 11 mil novos casos de câncer da cavidade oral em homens, e mais de 4 mil em mulheres, o que corresponde a um risco estimado de 3,92 novos casos a cada 100 mil mulheres e 11,54 casos a cada 100 mil homens. Ainda segundo o Inca, de cada 100 pacientes que desenvolvem câncer, 30 são fumantes. Em relação aos pacientes com câncer no pulmão, esse índice salta para 90% do total.

Além do Grupo de Tabagistas, a Secretaria de Saúde desenvolve atividades com o grupo de gestantes, saúde mental, acompanhamento de crianças, combate ao uso de drogas e hipertensos e diabéticos, cujos encontros serão descentralizados a partir das próximas semanas, sendo realizados nas comunidades do perímetro urbano e rural. Os interessados em participar dos grupos devem realizar inscrição na Secretaria Municipal da Saúde.

(Fabricio Carvalho – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ernestina)

Postado em 02 junho 2014 07:22 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop