ERNESTINA – Executivo busca regularização fundiária

Postado em 07 março 2016 06:47 por jeacontece
15.292.411/0001-75

O prefeito de Ernestina, Odir João Boehm, acompanhado por representantes do Reassentamento 25 de Julho, foi recebido pelo secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR) do Estado, Tarcisio Minetto, e o diretor de Desenvolvimento Agrário da SDR, Ricardo Núncio, para tratar de questões de regularização fundiária no município.

A agenda na SDR ocorreu na terça-feira, dia 1º de março, em Porto Alegre. Acompanhado por Arlan Zanguebuche, Pedro Brandão e Anderson Lazzarotto, moradores do Reassentamento 25 de Julho, o prefeito Boehm reforçou o pedido da liberação das titulações dos lotes do reassentamento. Os moradores residem no local há 16 anos e até agora não obtiveram as escrituras das propriedades, documentos que atestam a posse definitiva. Uma nova reunião foi marcada no Reassentamento 25 de Julho para o dia 12 de abril, quando a titulação dos lotes deve voltar à pauta.

Na oportunidade, o chefe do Executivo ernestinense também solicitou aos representantes da SDR maquinários para novas ações no município. O pedido da cessão de uma escavadeira hidráulica visa a construção de 10 açudes já licenciados pela Emater/RS-Ascar. A ação busca fomentar a agricultura familiar, que pode encontrar na piscicultura mais uma opção de renda na manutenção da vida no campo. Segundo Boehm, a máquina deve chegar ao município já nas próximas semanas para os trabalhos. O Estado já havia se comprometido ainda em 2015 a ceder a máquina para a construção dos açudes.

Na audiência, Boehm também requereu à SDR a cedência temporária de uma pá carregadeira para auxiliar no carregamento dos pneus no depósito clandestino encontrado em uma propriedade particular no interior do município. Conforme o chefe do Executivo de Ernestina, atualmente as máquinas do município dão prioridade no carregamento dos pneus, o que deve seguir por mais 40 dias, e nesse período as estradas do interior acabam desassistidas, o que dificulta a manutenção das vias rurais para o transporte escolar, escoamento da safra de grãos e transporte da produção. “Neste momento, até pedimos a compreensão por parte da comunidade. Como as máquinas estão trabalhando no carregamento dos pneus, nossas estradas acabam não recebendo a atenção necessária. Por isso estamos buscando o auxílio da SDR, que pode ceder horas/máquina para trabalhos no município”, esclarece Boehm.

(Fabricio Carvalho – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ernestina)

Postado em 07 março 2016 06:47 por jeacontece
15.292.411/0001-75

NOTÍCIAS RELACIONADAS


Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop