Estudantes, pais, educadores, representantes do Executivo, entre eles o prefeito de Ernestina, Odir João Boehm, a vice-prefeita, Diná Lima da Silva, e a secretária de Educação, Ingrid Worst, do Legislativo, como o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Arno da Silva, dos conselhos municipais, das equipes diretivas das escolas, de entidades e empresas, além de membros da comunidade em geral, aprovaram o Plano Municipal de Educação de Ernestina em plenária aberta à comunidade realizada na manhã de quarta-feira (03), na sede do Legislativo municipal.
O plano foi elaborado por uma comissão formada por representantes de diferentes entidades e órgãos ernestinenses. Ao longo dos últimos meses, a comissão reuniu-se para debater as metas e suas respectivas estratégias de execução que integram o plano, sob orientação de um consultor que auxiliou no processo de elaboração.
O PME busca garantir o direito à educação no território do município. As diretrizes municipais devem estar de acordo com as estaduais e as nacionais e o Executivo Municipal deve garantir as condições logísticas do processo, recursos financeiros e humanos, com o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade do ensino escolar oferecido aos estudantes. Agora, o plano segue para apreciação do Legislativo. Se aprovado, uma lei municipal assinada pelo prefeito reconhecerá o Plano Municipal de Educação de Ernestina, que terá vigência de 10 anos.
A secretária de Educação de Ernestina, Ingrid Worst, reforça a importância do PME. “Quando se trata de Educação, precisamos pensar em soluções em curto prazo e também medidas a médio e longo prazo, que possam estabelecer diretrizes que norteiem as ações executadas nas escolas do município, pensando no presente e no futuro das nossas crianças”. O empenho da comissão responsável pela elaboração também é reconhecido pela secretária. “Parabéns aos membros da comissão que estão dedicados a estudar as metas e estratégias que basearão nossas metodologias e práticas de ensino junto aos estudantes do nosso município. Com a construção de um novo prédio para o ensino fundamental, estamos buscando melhorar a infraestrutura oferecida às crianças, e o Plano Municipal de Educação vem ao encontro dos nossos esforços em proporcionar um ensino escolar de qualidade aos estudantes ernestinenses”, comenta Ingrid.
(Fabricio Carvalho – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ernestina)