ERNESTINA – Caminhada mobiliza comunidade pela saúde da mulher

Mais de 100 pessoas participaram da Caminhada Pela Vida, ação do Outubro Rosa promovida em Ernestina na tarde desta quinta-feira (23). O roteiro incluiu o centro do município e foi pensado com a intenção de lembrar as munícipes sobre a importância dos exames constantes para detecção precoce do câncer de mama. O grupo saiu às 14h da Unidade Básica de Saúde em direção ao Salão da Comunidade Evangélica de Ernestina.

Após a caminhada, uma atividade foi coordenada pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – que possui convênio com o município para residência médica de estudantes –, a exibição do filme Unidas pela Vida, uma história de mulheres portadoras da doença. Para trazer um relato de superação do câncer de mama, a ernestinense Isolde Pfluck deu seu depoimento, relatando os momentos desde a descoberta até a recuperação. “A minha família me apoiou muito durante o processo e isso foi fundamental para que eu conseguisse superar”, disse Isolde. No encerramento da programação, um coquetel de confraternização integrou todos os participantes do evento.

A Secretaria da Saúde e Assistência Social, organizadora do evento, buscou alertar a sociedade sobre a importância da detecção precoce da doença. Participaram mulheres ernestinenses que já superaram a doença e outras em recuperação, integrantes de clubes de mães, grupos da Terceira Idade e membros da comunidade em geral. “Podemos afirmar que o evento foi um sucesso. Vemos que a população está atenta à necessidade dos exames periódicos, pois quanto antes o câncer for detectado, maiores são as chances de recuperação”, exalta a secretária de Saúde e Assistência Social de Ernestina, Adriana Voigt. De acordo com ela, “o SUS também avançou muito e hoje oferece toda a assistência à saúde da mulher. O acesso aos exames e tratamento do câncer de mama é facilitado, então a intenção dessa caminhada é lembrar a comunidade sobre a importância de exames constantes para a detecção precoce da doença. A mobilização, a mensagem trazida pelo filme e os depoimentos emocionaram os presentes. Obrigado a todos os envolvidos na organização, aos colaboradores, servidores da Secretaria da Saúde e Assistência Social, Brigada Militar pela assistência e aos participantes”.

(Fabricio Carvalho – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ernestina)

Compartilhe: