Ernestina busca apoio do governo federal para remover pneus do depósito clandestino

Postado em 26 fevereiro 2016 07:03 por jeacontece
15.292.411/0001-75

Em Brasília desde segunda-feira (22), o prefeito de Ernestina, Odir João Boehm, participa de uma série de audiências com deputados e representantes do governo. O chefe do Executivo explana para as lideranças políticas sobre a difícil situação enfrentada pelo município, que trabalha na remoção dos pneus de um depósito irregular encontrado em uma propriedade particular na localidade de Esquina Penz, interior ernestinense.

Desde terça-feira, o prefeito vem mobilizando senadores e deputados para tentar sensibilizá-los sobre a dificuldade encarada por Ernestina para solucionar o problema. Segundo Boehm, o município precisa de auxílio do governo, pois não possui condições sozinho de remover os pneus e arcar com os custos.

Na tarde de ontem, quarta-feira (24), duas audiências na capital federal agendadas com o apoio do deputado federal Giovani Cherini foram pautadas pelo problema ambiental encontrado na propriedade particular. Em reunião com o chefe de Gabinete da Secretaria de Atenção à Saúde, Dr. Jones Martins, vinculado ao Ministério da Saúde, na Esplanada dos Ministérios, o prefeito Boehm explicou que o município não tem recursos nem funcionários suficientes para dar conta da remoção dos mais de 100 mil pneus encontrados no depósito. “Este vem sendo considerado um dos maiores depósitos irregulares a céu aberto de todo Brasil. Precisamos do auxílio da União para removermos os pneus”, comenta Boehm. Na tarde desta quinta-feira (25), o caso será levado até a Vigilância Sanitária, de onde devem sair novas definições sobre a situação.

No final da tarde de quarta-feira, por volta das 18h, o prefeito ernestinense foi recebido pela bancada gaúcha, agenda viabilizada pelo deputado Cherini, reeleito coordenador da Bancada Gaúcha do Congresso Nacional. Na audiência, o prefeito Boehm dialogou com 18 parlamentares a respeito do depósito de pneus, um dos maiores criadouros de mosquitos encontrados em todo país em 2016. “Nossa intenção é buscar apoio também dos deputados e senadores, que representam o povo gaúcho em Brasília. Ernestina precisa de auxílio para remover esses pneus”, reforça o prefeito.

Mais de 34 mil pneus retirados
Segue em execução a remoção dos pneus do depósito clandestino em Ernestina. Em conversa com a Reciclanip e o Governo do Estado, o município ernestinense conseguiu auxílio também para o carregamento dos pneus. A expectativa é de que a retirada dos pneus seja concluída em cerca de 20 dias. Conforme estimativa da Reciclanip, até esta quarta-feira (24), já haviam sido retiradas cerca de 170 toneladas de pneus inservíveis, material carregado em 13 caminhões, o que equivale a mais de 34 mil pneus de carro de passeio.

A Reciclanip, associação não governamental parceira do município na remoção e descarte correto dos pneus, destinou equipes e agora também auxilia no carregamento do material. Os trabalhos na área seguem de segunda à sexta-feira, em horário de expediente. Maquinários e operadores da Prefeitura Municipal auxiliam na remoção, que também é acompanhada por uma equipe da Secretaria da Saúde e Assistência Social e pela Brigada Militar.

Sem larvas do Aedes aegypti
Até o momento, fiscais sanitários e supervisores da 6ª CRS, a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde ainda não encontraram na área larvas do mosquito Aedes aegypti. As amostras enviadas para análise laboratorial foram positivadas para o mosquito Aedes albopictus, transmissor da febre chikungunya.

Ainda que Ernestina seja até agora um dos poucos municípios da região ainda não positivados para o mosquito transmissor da dengue, a Secretaria da Saúde e Assistência Social reforça que a população precisa ser parceira para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Residências, terrenos baldios, vasos de flores em cemitérios, muitos são os locais que podem abrigar água parada e é preciso que a população esteja atenta para evitar que o mosquito Aedes aegypti chegue a Ernestina.

(Fabricio Carvalho – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ernestina)

Postado em 26 fevereiro 2016 07:03 por jeacontece
15.292.411/0001-75

NOTÍCIAS RELACIONADAS


Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop