ERNESTINA – Antes ponto de consumo de drogas, escola hoje é ampliada e atende 140 crianças

Postado em 21 março 2016 07:15 por jeacontece
15.292.411/0001-75

O espaço que já foi usado como ponto de consumo de drogas como o crack hoje tem outro destino. Com a conclusão da obra, o local hoje é utilizado como ambiente para ensinar cerca de 140 crianças da educação infantil da rede municipal de Ernestina. Hoje conhecido como Escola Municipal de Educação Infantil Dr. Orlando Rojas, antes de ser concluído o prédio era usado por usuários de drogas, conforme informações divulgadas por um jornal local em janeiro de 2014.

Quando foi inaugurada, em abril de 2015, a população ernestinense pode enfim celebrar a conclusão da obra, que era aguardada há mais de quatro anos, ainda na administração municipal anterior. A obra já deveria ter sido concluída em 2012, mas os trabalhos no local foram paralisados com a obra em 70% de execução e o prédio, abandonado, passou a ser utilizado como ponto de consumo de drogas.

Agora, a realidade no local é outra. Desde que a escola foi inaugurada, o prédio recebeu melhorias e investimentos para permitir dar às crianças ernestinenses o melhor ensino possível. O esforço é tanto que, em 2016, foi preciso ampliar a escola para atender a demanda crescente de estudantes. Uma nova sala foi construída pela administração municipal de Ernestina com recursos próprios. Atualmente, a EMEI Dr. Orlando Rojas atende aproximadamente 140 crianças no Berçário, Maternal I e II, Jardim, e Pré-escola I e II. Antes, a educação infantil correspondia à antiga Creche Estrelinha Mágica, onde eram atendidas somente 32 crianças, em um espaço pequeno e insuficiente para as necessidades dos pequenos.

Hoje, na EMEI Dr. Orlando Rojas, quase 30 profissionais se revezam no atendimento aos pequenos. Crianças com até três anos incompletos também podem contar com atendimento integral, inclusive com almoço ao meio-dia. Novos investimentos, como a cobertura de uma parte aberta do pátio (característica do projeto inicial), já estão previstos, além da ampliação dos brinquedos no parquinho externo. Os pais podem ficar tranquilos, pois além da equipe profissional capacitada que atende com carinho as crianças, o Executivo de Ernestina segue investindo em melhorias na escola, com o objetivo de propiciar às crianças o melhor atendimento viável. De acordo com o prefeito de Ernestina, Odir João Boehm, “esses investimentos já tem reflexo agora, pois melhoram as condições de trabalho dos educadores e também dão mais conforto às crianças. E terão ainda mais reflexo no futuro, pois teremos cidadãos com uma educação básica ainda melhor”. Em visita a escola na tarde de quarta-feira (16), a secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Ingrid Worst, destacou a importância da ampliação do espaço. “Desde que inauguramos a escola, a procura por vagas tem sido crescente. Construímos mais uma sala para que possamos acomodar melhor as crianças. Agora, enquanto algumas brincam em uma sala, as outras podem dormir tranquilas em outra, sem interferir”, explica Ingrid.

EMEI Dr. Orlando Rojas
O nome da EMEI, Dr. Orlando Rojas, homenageia um munícipe que fez história junto à população. Membro ativo na comunidade de Ernestina, Orlando nasceu na Costa Rica em 1946. Formado em economia, mudou-se para o Brasil em 1973, quando foi enviado a Pelotas para cursar Medicina por meio de um intercâmbio. Em 1976, em um passeio a Victor Graeff, conheceu Dilce Hoffstaedter, com quem casou-se em 1977 e teve dois filhos. A história de Orlando em Ernestina iniciou em 1982, quando começou a atuar como médico no Hospital Sagrado Coração de Jesus e na Unidade de Saúde. Dedicou sua vida profissional a cuidar da saúde da população de Ernestina e região, foi paraninfo de turmas estudantis e trabalhou ativamente na vida comunitária, o que justifica a referência a Dr. Orlando Rojas (in memoriam) no nome do educandário.

(Fabricio Carvalho – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ernestina)

Postado em 21 março 2016 07:15 por jeacontece
15.292.411/0001-75

NOTÍCIAS RELACIONADAS


Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop