Encontro “Relação: Poder Judiciário & Mídia” reúne juízes e imprensa da região

CRUZ ALTA – O Salão Nobre do Campus da Universidade de Cruz Alta foi sede, na noite desta terça-feira (04) do encontro “Relação: Poder Judiciário & Mídia”. Realizado através de uma parceria entre a Unicruz e a 10ª Coordenadoria da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), o evento proporcionou um momento de integração entre juízes das Comarcas de Cruz Alta, Panambi e Ijuí, e de profissionais de veículos de comunicação, além de acadêmicos dos cursos de Direito e Jornalismo que acompanharam o encontro.

A cerimônia inicial contou com a presença do Presidente da Fundação Unicruz, José Ricardo Libardoni dos Santos e do professor Ricardo Tjäder, que também atua como juiz na 2ª Vara Cível . Na sequência, o coordenador do Núcleo Integrado de Comunicação da Universidade, João Verissimo, mediou a participação de três profissionais da área de Comunicação Social: a relações públicas e professora da Unicruz Caroline Giacobbo e os jornalistas Marcos Fonseca, editor de política do jornal Diário de Santa Maria, e Anelise Nicolodi, coordenadora de jornalismo da RBS TV Cruz Alta.

Verissimo citou o julgamento do mensalão, um dos casos mais importantes da história do Supremo Tribunal Federal (STF), como uma situação atípica de proximidade entre a imprensa e o Poder Judiciário, já que, segundo ele, “os contatos mais estreitos entre as duas áreas se devem a relações interpessoais, o que gera um certo desequilíbrio na veiculação de informações”. Marcos e Anelise concordaram que os principais obstáculos encontrados pelos profissionais de jornalismo são a dificuldade de contatar os juízes dentro do ‘prazo de validade’ da notícia e a linguagem complexa utilizada pelo Judiciário, que precisa ser convertida em termos coloquiais para melhor entendimento do público. Ambos também sugeriram a contratação de assessores de comunicação que possam realizar o intermédio das informações nas Comarcas. A proposta foi reforçada pela professora Caroline, que apresentou argumentos que favorecem a presença de um profissional responsável por estreitar a relação entre os juízes e a imprensa, bem como cuidar a imagem institucional do Judiciário.

A juíza da 1ª Vara Cível de Cruz Alta e responsável pela 10ª coordenadoria da Ajuris, Michele Sherer Becker, confirmou que o encontro foi um momento importante para o Poder Judiciário. “Nós não recebemos nenhuma preparação para receber a imprensa, nem mesmo durante a graduação. Por isso sugerimos junto à Unicruz a realização deste evento”.

(Assessoria de Imprensa – Unicruz)

Compartilhe: