Encontro comemorativo ao Dia Da Consciência Negra é realizado em Jacuizinho

Postado em 23 novembro 2023 17:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Com objetivo de resgatar, preservar e valorizar a cultura afrodescendente, além de promover um espaço de reflexão e troca de experiências a respeito dos avanços e desafios do povo negro, fortalecendo as comunidades quilombolas através da integração e inclusão, bem como comemorar o dia Nacional da Consciência Negra, foi realizado em Jacuizinho o 8° Encontro das Comunidades Quilombolas, na comunidade Rincão dos Caixões, Novo Horizonte, na terça-feira (21/11). O evento foi promovido pela Caritas Regional Cruz Alta e Emater/RS-Ascar, com apoio da Prefeitura Municipal e Sicredi.

Participaram representantes quilombolas de Salto do Jacuí, Fortaleza dos Valos, Lagoão e Espumoso, direção e representantes de alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Menino Jesus, o prefeito Diniz José Fernandes, os secretários da Agricultura, Indústria, Comércio, Turismo e Meio Ambiente, Alencar Teleken, e da Administração, Finanças e Planejamento, João Miguel Schaefer Fiuza, vereadores e colaboradores da Sicredi.

Pela manhã, foi servido um café solidário aos participantes, seguido de abertura com “a voz do povo”, em que autoridades e representantes de entidades e comunidades quilombolas puderam fazer sua fala. Após, houve momento cultural com apresentação de danças, assim como foi feito o resgate da história da Comunidade Quilombola Rincão dos Caixões, sua trajetória, conquistas e parcerias que se juntaram ao longo dos anos.

O assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar de Soledade Evandro Scariot fez uma fala sobre comunidades tradicionais de quilombos da região, políticas públicas e a importância de estar organizado, trabalhar com união e dedicação para acessá-las.

Uma caminhada pela comunidade, com visitação à ponte Rincão dos Caixões, encerrou a programação da manhã. Ao meio-dia foi servido um almoço aos participantes, preparado por integrantes da comunidade e patrocinado pela Caritas.

À tarde, foi realizada uma oficina sobre Plantas Medicinais, abordando seu uso e a propagação de mudas, proferida pelo extensionista rural social Fernando Missio, de Campos Borges. E outra sobre Segurança e Soberania Alimentar, destacando a importância e os cuidados com a horta e pomar domésticos, pelo extensionista agropecuário Scharlon Kiraly, de Tunas.

A comunidade recebeu a visita dos alunos do Serviço de Fortalecimento de Vínculo do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), acompanhados de sua coordenação. No local, foram expostos trabalhos de alunos da Escola Municipal de Educação Especial Resina Bernhard, de Salto do Jacuí, assim como artesanato e produtos da Agricultura Familiar.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

Postado em 23 novembro 2023 17:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
Tags:
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop