Emergência do Hospital São Vicente de Paulo segue operando com superlotação

Postado em 03 maio 2023 06:05 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O setor de emergência do Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, está atuando com restrição de atendimentos devido à superlotação desde o dia 18 de abril. Em nota, a casa de saúde informou na sexta-feira (28) que a ocupação continuava acima da capacidade máxima.

O Hospital São Vicente de Paulo é uma das principais casas de saúde da região do norte do Rio Grande do Sul, recebendo pacientes de Passo Fundo e outros municípios.

De acordo com a nota, “todos os recursos humanos e materiais disponíveis estão mobilizados para o cuidado dos pacientes que já estão no setor”, e que o hospital trabalha para manutenção do serviço e normalização do quadro. Por ser um dos principais hospitais da região, o São Vicente segue recebendo casos graves e muito graves.

O Hospital também solicita à população que em casos não urgentes ou pouco urgentes, que procure outras casas de saúde do município ou unidades de saúde.

Segundo o Hospital São Vicente de Paulo, os atendimentos no setor de emergência devem ser feitos para casos de feridos em acidentes entre veículos, queimaduras, afogamentos, hemorragias, ferimentos por arma branca ou projétil de arma de fogo, dor no peito, acidentes com animais peçonhentos e outras situações graves.

Aumento nos atendimentos por doenças respiratórias
O Hospital de Clínicas, uma das principais casas de saúde de Passo Fundo e da região, registrou elevação nos atendimentos de pacientes com pneumonia. Conforme a assessoria de imprensa, a procura por atendimento se manteve alta nos últimos dias.

Um dos motivos para que os casos aumentem na região é a sazonalidade, segundo aponta o médico pneumologista, Tiago Simon. As estações mais frias têm um índicie maior de casos uma vez que os ambientes são fechados e, assim, existe mais circulação de agentes causadores da doença.

— A pneumonia é uma infecção em nível pulmonar, da via aérea mais baixa e na grande maioria das vezes é causada por bactérias, mas a ela pode ser causada por outros agentes, vírus por exemplo. Fungos também podem causar e, às vezes, pode ter pneumonia química —aponta.

O Hospital Municipal Dr. César Santos também registrou elevação no número dos atendimentos, de acordo com a assessoria da instituição, que estão 50% acima do normal para a época.

*GZH

Postado em 03 maio 2023 06:05 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
Tags:
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop