Embaixador da ONU para as cooperativas fala do papel do cooperativismo na economia mundial

TAPERA – Às vésperas da comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo – 07 de julho – e no Ano Internacional das Cooperativas, proclamado pela ONU, o Sicredi promove o painel online “Cooperativas constroem um mundo melhor”. O evento será realizado no dia 02 de julho, às 14h30min, e pode ser acompanhado no blog www.gentequecooperacresce.com.br. O painel terá a participação do embaixador da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) para as cooperativas, Roberto Rodrigues, e do presidente executivo do Sicredi, Ademar Schardong.

Rodrigues abordará o papel das cooperativas como motor de inclusão social, geração de renda e promoção de desenvolvimento regional. Também falará sobre as cooperativas no cenário econômico atual e de como elas têm sido uma das alternativas econômica para os cidadãos. Atualmente, o setor cooperativo responde pela geração de mais de 100 milhões de empregos e está presente nos cinco continentes, de acordo com dados da Aliança Cooperativa Internacional (ACI). Ademar Schardong, falará sobre o cooperativismo de crédito neste contexto.

Para assistir ao webinar, as especificações necessárias são conexão de banda larga de, no mínimo, 1Mb e possuir o plugin Flash 11 ou versão superior. Perguntas poderão ser feitas por meio da caixa de comentários e serão mediadas pela assessoria de imprensa do Sicredi. As perguntas não respondidas serão encaminhadas aos palestrantes e as respostas serão publicadas na caixa de comentários do blog.

Roberto Rodrigues
Roberto Rodrigues é agricultor, engenheiro agrônomo, professor de Economia Rural da UNESP/Jaboticabal, coordenador do Centro de Agronegócio da FGV e Embaixador da FAO para o Cooperativismo. Foi presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), da Sociedade Rural Brasileira, da Associação Brasileira de Agribusiness e da Aliança Cooperativa Internacional (ACI); foi Secretário de Agricultura de São Paulo (1993/94) e ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (2003/2006).

Ademar Schardong
Ademar Schardong é presidente executivo do Sicredi, onde exerce as funções de diretor-presidente do Banco Cooperativo Sicredi, presidente da Fundação Sicredi e diretor-presidente da Confederação Sicredi. É um dos principais articuladores do movimento de retomada do cooperativismo de crédito. Esteve à frente de todos os passos decisivos na trajetória do Sistema Sicredi.

(Assessoria de Imprensa – Sicredi Rota das Terras)

Compartilhe: