Emater/RS-Ascar finaliza preparativos para Expodireto Cotrijal 2020

Postado em 02 março 2020 05:42 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Essa sexta-feira (28/02) foi de últimos ajustes nas 15 parcelas temáticas que a Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), estará apresentando na Expodireto Cotrijal 2020. Na feira, que inicia na próxima segunda-feira (02/03) e segue até sexta (06/03), estão sendo esperadas mais de 260 mil pessoas.

A Instituição estará apresentando temas como bovinocultura leiteira, segurança alimentar na Cozinha Show, energia fotovoltaica, secagem e armazenagem de grãos, florestas comerciais, horticultura, plantas bioativas, meliponicultura e apicultura, irrigação, tecnologia de aplicação, piscicultura, solos, culturas e turismo rural. O cooperativismo e a agroindústria familiar estarão presentes no Pavilhão da Agricultura Familiar, em parceira com a Cotrijal, Seapdr, Fetag e Fetraf.

Durante os cinco dias da Feira, além da recepção dos visitantes com as devidas explicações técnicas, eventos paralelos como oficinas, palestras, fóruns e reuniões também fazem parte da programação. Na segunda-feira (02/03), na Casa da Família Rural acontece o lançamento do Aplicativo Pulver, às 15h30. Na terça-feira (03/03), às 8h, será realizado o tradicional Café da Manhã para Imprensa e autoridades, momento em que é apresentada a perspectiva para a safra de verão 2019/2020. Também no dia 03, será realizada a quinta edição do Fórum Estadual de Conservação de Solo e Água. Na quarta-feira, os consumidores que estiverem no Pavilhão da Agricultura Familiar, estarão convidados a fazerem degustação e análise sensorial de geleias, nas 8h30 às 11h. Também na quarta-feira, prefeitos da Famurs farão reunião às 14h e às 16h30 participam da inauguração do novo espaço da Piscicultura. Já o Fórum Florestal, que está na 13ª edição, acontece no dia 05 de março.

Outro destaque ficará por conta da cultura do milho, que estará presente em várias das parcelas temáticas, em consonância com o Programa Estadual de Produção e Qualidade do Milho (Pró-Milho RS), lançado pela Seapdr, em 07 de fevereiro.

No Pavilhão da Agricultura Familiar, organizado em parceria entre Cotrijal, Seapdr, Emater/RS-Ascar, Fetag e Fetraf/RS, serão 226 empreendimentos, divididos em 191 estandes, sendo 157 com produtos das agroindústrias familiares e 69 de artesanatos, plantas e flores, envolvendo expositores de 129 municípios gaúchos. Das agroindústrias familiares estarão sendo expostos e comercializados produtos como panificados, derivados de cana de açúcar, embutidos, laticínios, picolés e sorvetes, sucos, erva-mate, chips de mandioca e batatas, entre diversos outros.

Confira os principais assuntos a serem abordados em cada parcela temática:
1.Culturas
Na parcela de Culturas, o objetivo é apresentar estratégias de manejo para potencializar o cultivo de milho no RS, bem como otimizar o uso da terra e aumentar o lucro no cultivo de verão. Isso será apresentado com ações de irrigação e alternativas de safrinha em sucessão a cultura do milho, utilizando, por exemplo, culturas como girassol, feijão, soja, milho (2ª safra),sorgo granífero e sorgo para silagem.
2.Tecnologia de Aplicação
Sobre Tecnologia de Aplicação, a Instituição busca demonstrar a influência dos elementos climáticos, como: velocidade do vento, umidade relativa do ar e temperatura, no processo de deriva; evidenciar o efeito da diminuição do tamanho de gota no aumento do deslocamento e no tempo de extinção das gotas e também diferenciar os tipos de pontas de pulverização e sua relação com o processo de deriva.
De acordo com a equipe, os visitantes vão poder conferir os fatores determinantes para o sucesso na aplicação de defensivos agrícolas e os possíveis problemas econômicos, sociais e ambientais gerados a partir do não atendimento das recomendações.
3. Cozinha Show
Na Cozinha Show o destaque do ano será para as cores dos alimentos. As extensionistas vão oportunizar, por meio das oficinas, o conhecimento sobre as características nutricionais dos alimentos de acordo com suas cores e sazonalidade, a fim de promover uma alimentação mais colorida, equilibrada, saudável e a elaboração de produtos agroindustrializados.
Serão trabalhadas receitas de conservas e sucos para o aproveitamento integral dos alimentos e oportunidade de geração de renda e agregação de valor nos produtos da agricultura familiar. Serão realizadas 13 oficinas alimentares, realizadas diariamente às 9h30, 11h e 14h15, com alimentos coloridos e da estação, no intuito de estimular a alimentação diversificada e o consumo de alimentos regionais. O milho também ganhará espaço especial nas atividades da Cozinha Show.
4. Horto de Plantas Bioativas
Lavanda será a planta da vez do Horto de Plantas Bioativas, na Expodireto Cotrijal 2020. Abordando o tema “Plantas medicinais: a saúde em conexão com a natureza”, os extensionistas trarão assuntos como a produção de Lavanda e seus usos, a geração de renda através de produção de mudas e a transversalidade das plantas medicinais nas práticas integrativas e complementares.
5. Turismo Rural
Um espaço de integração e divulgação, a parcela de Turismo Rural busca divulgar o trabalho da instituição, prestar informações técnicas, receber visitantes e divulgar Roteiros Turísticos da região.
6. Secagem e Armazenagem
Na tradicional parcela sobre Secagem e Armazenagem de Grãos, os extensionistas rurais falam sobre a construção, a viabilidade e as vantagens da tecnologia. Devido aos elevados custos com transporte, secagem e armazenagem, secar e armazenar o grão como o silo secador modelo Emater é uma alternativa para agregação de valor, qualidade do produto e autonomia do produtor, além de outas vantagens.
7. Energia fotovoltaica
A energia fotovoltaica pode mudar a realidade de muitas famílias do campo, com essa ideia os extensionsitas vão apresentar as formas de utilização da Energia Fotovoltaica para os agricultores, explicando as diferentes formas de utilização, em sistemas isolados e em sistemas conectados à rede de energia elétrica.
8. Piscicultura
Com ou espaço renovado e ampliado a parcela da piscicultura estará de cara nova para receber os visitantes. O objetivo é mostrar que é possível produzir
um alimento rico em proteína animal, com excelente qualidade nutricional e de
fácil digestão pelo organismo. A produção pode ser feita em áreas muitas vezes ociosas e com baixo custo. Além disso, os extensionistas ainda abordam questões como o manejo dos açudes, a criação dos peixes e seus diversos tipos de cortes e preparo dos pratos.
Durante os cinco dias da feira, a partir das 9h, e de meia em meia hora, haverá oficina de filetagem de tilápia e às 10h30 e 15h oficina de soltura de alevinos.
9. Bovinocultura de Leite
Para este ano, os temas a serem abordados na parcela de Bovinocultura de Leite deverão indicar para a possibilidade do produtor ter maior rentabilidade com a atividade leiteira, associado a menor penosidade na execução das atividades diárias. Nesse sentido, serão abordados os temas da sobre semeadura nas pastagens perenes de verão, visando o fechamento do vazio outonal, o uso da ferti-irrigação, com aproveitamento dos resíduos orgânicos recolhidos nas instalações, as mudanças dos padrões de qualidade introduzidas com as INs 76 e 77 e por fim a temática da redução da penosidade no processo de higienização da sala de ordenha.
10. Irrigação
Apresentar o trabalho de irrigação preconizado e desenvolvido pela Emater/RS-Ascar nas propriedades rurais e nas Unidades de Observação (UO’s) e os resultados obtidos são o foco da parcela de Irrigação. Com equipamentos instalados, os visitantes vão poder obter informações sobre manejo, irrigação automatizada, crédito. Resultados do uso da irrigação em pastagens e na cultura do milho também serão destaque.
11. Florestas Comerciais
Na parcela de florestas comerciais serão expostos temas como implantação e manejo florestal das culturas de pinus, eucalipto, erva-mate em sistema agroflorestal e frutíferas nativas. Integração lavoura-pecuária-floresta, Industrialização do porongo, tratamento de madeira, serraria móvel e mudas florestais.
Terão destaques o Programa Gaúcho para a Qualidade e a Valorização da Erva-mate, os Polos Ervateiros do RS, a Rota turística da Erva-mate, a mostra/degustação de chimarrão, tererê, chá-mate, de subprodutos de erva-mate e a exposição de madeira petrificada.
12. Solos
Os extensionistas vão divulgar os benefícios das principais plantas de cobertura com potencial para utilização em rotação e/ou sucessão com culturas anuais de verão. Na oportunidade será feita a condução, avaliação, demonstração e apresentação das principais plantas de cobertura cultivadas na região de Passo Fundo, sejam elas gramíneas de verão, fixadoras de nitrogênio atmosférico, ou em sobressemeadura à cultura da soja.
Resultados referentes ao manejo e rendimento de plantas de rotação de culturas, previamente estudadas em unidades de referência conduzidas pela equipe organizadora da parcela também estarão disponíveis aos visitantes.
13. Horticultura
Os extensionistas buscarão auxiliar na organização dos produtores e da produção, visando ofertar alimentos seguros, com qualidade, usando as ferramentas de gestão e rastreabilidade; incentivar a diversificação de culturas e programação de produção, estimular a adoção do sistema de cultivo protegido, diivulgar as novidades tecnológicas no uso da plasticultura, métodos de irrigação e uso racional de fertilizantes, inseticidas e fungicidas e demonstrar que a produção de hortaliças é uma excelente atividade geradora de renda para as famílias.
No cultivo protegido os visitantes vão encontrar as culturas de alface e tomate (cereja e grape), utilizando as seguintes técnicas de irrigação por gotejamento, irrigação por aspersão, uso de Mulching, tutoramento, adubação e controle de pragas e doenças.
14. Cooperativismo e Agroindústria
A equipe de Cooperativismo estará dentro do Pavilhão da Agricultura Familiar, apresentando ao público o trabalho desenvolvido pela Emater/RS-Ascar, em parceria com a Seapdr, com cooperativas, associações e agroindústrias, procurando ressaltar a importância do cooperativismo para o desenvolvimento local e regional. Na oportunidade, serão divulgados os números do crescimento das cooperativas atendidas pelo Programa de Extensão Cooperativa, o crescimento das vendas ao mercado institucional e convencional pelas cooperativas atendidas pelas unidades de cooperativismo da Emater/RS-Ascar nas regiões de Frederico Westphalen, Erechim e Passo Fundo, os recursos financeiros liberados pelas cooperativas de crédito para as agroindústrias no último ano, os dados das linhas de crédito disponíveis para as agroindústrias e cooperativas e os valores do Feaper para agroindústrias e cooperativas nos três regionais.
15. Meliponicultura e Apicultura
A parcela apresentará materiais e equipamentos de Melilponicultura e Apicultura, enxames de Meliponídeos, e discutirá o manejo das abelhas, os cuidados com o meio ambiente, os riscos do uso indiscriminado de veneno na agricultura que poderá prejudicar a criação destes insetos e a importância das abelhas na polinização de plantas de elevado valor econômico na agricultura, de florestas, de frutíferas e das matas nativas.
Os visitantes encontrarão expostos enxames das abelhas nativas: Mandaçaia, Manduri, Mandaguari, Tubuna, Canudo, Mirim Emerina, Mirim Mosquito e Jataí.

Serviço:
Durante a semana alguns eventos especiais acontecem na área da Emater/RS-Ascar, confira:
Segunda-feira – 02/03/2020
15h30 – Lançamento APP Pulver
Local: Casa da Família Rural
Terça-feira – 03/03/2020
9h – Café para a Imprensa
Local: Casa da Família Rural
14h – 5º Fórum Estadual de Conservação de Solo e Água
Local: Auditório Central
Quarta-feira – 04/03/2020
8h30 às 11h – Degustação e análise sensorial de geleias aplicadas aos consumidores
Local: Pavilhão da Agricultura Familiar
14h – Reunião de Prefeitos da Famurs
Local: Casa da Família Rural
16h30 – Inauguração do espaço da Piscicultura
Local: Parcela da Piscicultura
Quinta-feira – 05/03/2020
9h: Fórum florestal RS
Local: Auditório Central
15h30: Prêmio Destaque e Inovação do Pavilhão da Agricultura Familiar Expodireto Cotrijal
Local: Pavilhão da Agricultura Familiar

Vanessa Almeida de Moraes – Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Passo Fundo

Postado em 02 março 2020 05:42 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop