Emater/RS-Ascar e Secretaria Nacional da Juventude debatem execução de Programa para Jovens Rurais

A diretoria e a Gerência de Captação e Projetos da Emater/RS-Ascar estiveram reunidos virtualmente, nesta segunda-feira (20/07), com a Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, para tratar da busca de parceria e recursos para a execução do Programa Protagonismo de Jovens Rurais na Agricultura 4.0 Gaúcha. Participaram do encontro a secretária nacional da SNJ, Jayana Nicaretta da Silva, e equipe; o presidente e o diretor técnico da Emater/RS, Geraldo Sandri e Alencar Rugeri, além da equipe da gerência criada para explorar novas possibilidades e frentes de trabalho e captação e recursos para a Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) gaúcha.

O objetivo geral do Programa é proporcionar acesso a espaços de qualificação de cerca de 600 jovens rurais, de 15 a 29 anos, para potencializar competências e habilidades necessárias à geração de oportunidades como empreendedorismo, trabalho, renda e sucessão familiar. “A iniciativa prevê atividades presenciais e online, durante três anos, que tratam do desenvolvimento de jovens rurais nos quesitos sociais, econômicos, ambientais e nos de gerenciamento da unidade de produção”, afirmou Sandri.

“Com acompanhamento técnico e financeiro do empreendimento rural, desde a produção, passando pelo preparo e qualificação do produto a ser comercializado, até sua chegada aos mercados de comercialização direta ao consumidor final ou aos mercados instituicionais, como merenda escolar, hospitais, quartéis, presídios”, acrescentou Rugeri.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Jornalista Taline Schneider e estagiário Gabriel Nunes

Compartilhe: