Emater celebra o Dia Nacional da Conservação do Solo

Postado em 15 abril 2019 06:08 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O Dia Nacional da Conservação do Solo, é comemorado no dia 15 de abril, esta data foi instituída pela sua importância e necessidade da sua preservação.

Segundo, o extensionista da Emater de Tapera, os aspectos do manejo e conservação do solo devem ser considerados fundamentais, a fim de proteger o solo da erosão e suas consequências no meio ambiente. A erosão do solo depende do regime, intensidade e quantidades das chuvas, do tipo de solo, da declividade do terreno, do sistema de manejo do solo e das práticas conservacionistas complementares.

A situação das perdas de solo e água na região tem se agravado nos últimos anos em razão das progressivas mudanças no manejo das lavouras. Podemos afirmar que a erosão do solo está fortemente associada a pouca cobertura do solo, rotação de culturas e incremento de massa seca, na forma de raízes. .

A retirada dos terraços tem contribuído no processo de degradação, pelo escoamento superficial da água na paisagem pela baixa capacidade de infiltração de água no perfil, perdas de fertilidade, redução de níveis de matéria orgânica na camada de solo abaixo de 10 cm e adensamento da camada sub superficial do solo(próximo dos 10 cm do perfil do solo) , que comprometem o desenvolvimento das raízes das culturas.

Ocorre a perda de solo e água por escoamento superficial, a compactação e adensamento de camadas no perfil do solo que dificultam a infiltração de água no solo, Pouca adição de MSeca de resíduos culturais , principalmente na forma de raizes de plantas nas camadas mais profundas.

O regime de chuvas varia de um local para outro e com diferentes intensidades num único evento. As chuvas erosivas são mais frequentes nos períodos de maio a junho e setembro a novembro, coincidindo com o período da semeadura das culturas. É nestes períodos que os cuidados devem ser maiores com o solo. Por isso, o escoamento da água da chuva deve ser interrompido através da construção de obras hidráulicas que é o terraço ou cordão vegetado para reter e aumentar a infiltração da água no solo. O sistema de manejo das lavouras é fator mais importante, pois é através dele resultam a intensidade de mobilização do solo, a produção de resíduos culturais, bem como a exposição da superfície do solo ao processo de erosão.

A aplicação de um bom sistema de manejo nas lavouras, exige planejamento por parte do agricultor e dos técnicos que prestam assistência técnica. Um bom sistema de manejo deve produzir no mínimo 12 toneladas de resíduos culturais por hectare ano para que o uso do solo seja sustentável.

Devemos considerar que apartir da rocha original em média, é formado 1 milímetro de solo a cada 250 anos, correspondendo a um valor aproximado de 80 kg de solo por hectare ano.

Postado em 15 abril 2019 06:08 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop