Em safra castigada pela geada, trigo FPS Nitron surpreende na região de Vacaria (RS)

2012 não foi um ano favorável à triticultura no Rio Grande do Sul. Durante a implantação, os agricultores se depararam com a escassez de chuva, o que acabou prejudicando o momento de aplicação de nitrogênio e reduzindo o número de perfilho por planta. Já durante a fase de enchimento de grãos e pré-colheita, geadas, granizos e precipitações prejudicaram a produtividade e a qualidade do cereal. De acordo com levantamento da Emater/RS – Ascar, a produção de trigo sofreu uma redução de 23,26% em relação à estimativa inicial do estado.

Enquanto a maioria dos produtores contabiliza as perdas, a Fazenda 3 Rios, de Vacaria (RS), está satisfeita com a produção da cultivar de trigo FPS Nitron. O material foi semeado no dia 3 de julho em uma área de 47 hectares para a produção de semente da categoria C1. Colhido no dia 21 de novembro, o trigo FPS Nitron rendeu em média 65 sacos por hectare e apresentou pH em torno de 80.

“Considero esta produtividade boa em razão de que uma parte da lavoura sofreu um pouco da ação da mais forte geada ocorrida no estado nestes últimos anos”, afirma o engenheiro agrônomo da Fundação Pró-Sementes que realizou a vistoria deste campo, inscrito para a produção de semente da categoria certificada, Airton Lange. Ele conta que um dos diferenciais desta cultivar é a presença de espiguetas com quatro grãos, o que aumenta o potencial produtivo do FPS Nitron.

“Por se tratar de uma cultivar precoce, FPS Nitron pegou pouca geada; é um material interessante para a região”, explica o responsável técnico da Fazenda 3 Rios, Carlos Duarte. Ele comenta que, se for realizado um manejo adequado, como a aplicação precoce de fungicida, o material responde com boa produtividade. O alerta é reforçado pela coordenadora da unidade de cultivos de inverno da Fundação Pró-Sementes, Kassiana Kehl: “é importante observar o número e o momento da aplicação de fungicidas, já que a cultivar apresenta suscetibilidade a ferrugem da folha e manchas foliares”.

A cultivar FPS Nitron é um trigo precoce, com boa reação às principais doenças e ampla adaptação. É considerado um trigo tipo pão e atende às exigências da indústria moageira estabelecidas pela nova classificação do cereal.

Desenvolvida pela Biotrigo Genética, a FPS Nitron é resultante do cruzamento das cultivares ORL 04300 e Ônix, e é licenciada com exclusividade pela Fundação Pró-Sementes. É indicada para todas as regiões do RS, SC, PR e SP, além da região III do MS.

(Assessoria de Imprensa – Fundação Pró-Sementes)

Compartilhe: